Na manhã deste domingo (21/09), dezenas de famílias ocuparam dois terrenos da União na rua Araranguá, às margens da BR-101, no bairro Bela Vista, em São José. O grupo chamou a mobilização de Ocupação Elisabete Teixeira e afirma que pretende assentar mais de 200 famílias.
Logo depois, o prefeito Orvino Coelho de Ávila se manifestou.
“A invasão no bairro Bela Vista é um ato que precisa ser condenado com firmeza. O direito à moradia deve ser garantido dentro da lei e não à custa de desordem e da insegurança para a comunidade.”
Em seguida, o vice-prefeito Michel Schlemper publicou uma nota em suas redes sociais.
“Hoje, com preocupação, recebi a notícia que um grupo aliado do MST começou a ocupação de um terreno da União às margens da BR-101. Todas as autoridades já foram comunicadas e exigimos que as providências legais sejam adotadas imediatamente! Aqui em São José não iremos admitir esse tipo de ocupação!”
O presidente da Câmara Municipal, vereador Matson Cé, também se pronunciou.
“A ocupação irregular no bairro Bela Vista precisa ser enfrentada com responsabilidade. O direito à moradia é fundamental, mas deve ser conquistado dentro da lei, sem gerar insegurança ou desordem para a comunidade. Defendemos diálogo, planejamento e políticas públicas que assegurem moradia digna às famílias, mas jamais aceitaremos a invasão de áreas como solução. Respeito à propriedade e à ordem é o único caminho.
A Polícia Militar acompanha a movimentação no local, avalia a área e define a estratégia de abordagem.