Guarda Municipal de Florianópolis inicia operação durante semana de Natal

    guarda municipal de florianópolis em fiscalização olha para movimentação de pessoas no largo da alfândega na semana de natal; ele está sentado em um quadriciclo
    Fiscalização atua nos pontos de maior comércio do Centro - PMF/Divulgação/CSC

    Durante esta semana, a Guarda Municipal de Florianópolis intensifica a fiscalização em pontos de comércio para o feriado de Natal. Durante os dias que antecedem a data, agentes da GMF ficarão em pontos estratégicos de maior movimentação do comércio na região Central e nos maiores bairros da Capital, que possuem muitas lojas com grande fluxo de pessoas.

    A operação ocorre por meio de três estratégias. A primeira é a fiscalização pessoalmente nos pontos citados. Além disso, as equipes também contarão com apoio do sistema de videomonitoramento, em que os agentes internos auxiliam quem está trabalhando nas ruas. O terceiro ponto de apoio da Guarda Municipal é o Projeto Guardião, que tem um canal direto com os comerciantes e com a população, para que possam acionar rapidamente as autoridades caso tenham suspeita ou confirmação de furtos ou roubos nos locais próximos a comércios.

    Mesmo com o período em que se espera maior movimento nas lojas por conta do Natal, a Guarda Municipal também estará fiscalizando o cumprimento das medidas sanitárias e decreto por parte dos comerciantes e da população, para que o momento de compras seja seguro e não gere aglomerações e risco de contágio do coronavírus. A orientação é que qualquer pessoa que possua sintomas relacionados à Covid-19 não saia de casa.

    Publicidade