História do naturalista Fritz Müller é tema de exposição em Florianópolis

    “De Repente, Extraordinária!” abre em 2 de abril, na Praça Portugal

    o naturalista Fritz Müller é tema de exposição em Florianópolis
    Estudando crustáceos nas praias da Beira-mar Norte, em Florianópolis, Müller colaborou com a obra de Charles Darwin - Foto: Arquivo Histórico de Blumenau

    No século 19, o naturalista alemão Fritz Müller emigrou para Santa Catarina. Morou também em Desterro, atual Florianópolis, durante 11 anos. Na Ilha de Santa Catarina, o estudioso realizou diversas pesquisas e ficou marcado como um dos primeiros cientistas a apoiar a teoria da evolução do naturalista e geólogo britânico Charles Darwin. Quase dois séculos depois, Müller será tema da exposição “De Repente, Extraordinária!”, que abre em 2 de abril, sábado, às 10h, na Av. Beira-Mar Norte.

    A mostra marca o bicentenário de Müller e apresentará 22 cartazes que ilustram e narram a história do cientista. As obras ficarão na Praça Portugal. O local não foi escolhido por acaso: foi lá onde Fritz realizou estudos que fizeram parte da obra “Para Darwin”.

    Como a obra de Müller estudou a fundo a natureza, a proposta da exposição “De Repente, Extraordinária!” é proporcionar uma imersão nessa temática. Por isso, quem passar pelo local poderá participar de várias atividades: tour ecológico, oficina de fotografia, atividade de busca por borboletas, arte mural e trilha sonora da Mata Atlântica. Para participar da Oficina de Fotografia e do Tour Ecológico é preciso fazer inscrição prévia, através de link nas redes sociais  Fritz Müller 200 anos ou no local. Além disso, haverá sessões exclusivas com intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), para surdos.

    Publicidade

    Para completar as experiências, também será possível acompanhar conteúdos exclusivos pelo site “De Repente, Extraordinária!” e pelas redes sociais do projeto.

    Além disso, haverá a [En]tenda, uma tenda especialmente preparada onde o público poderá visualizar espécimes com lupa e microscópio.  O espaço também contará com modelos 3D ampliados de animais estudados por Fritz Müller que podem ser tocados, com acompanhamento de monitores da UFSC.

    Os cartazes poderão ser vistos todos os dias, mas as atividades e o atendimento ao público será sempre aos sábados e domingos das 10h às 17h30. As únicas exceções serão na Páscoa, quando não haverá programação, o que será compensado no feriado de Tiradentes, quando o público poderá interagir excepcionalmente entre os dias 21 e 24 de abril.

    A exposição “De Repente, Extraordinária!” poderá ser visitada de forma gratuita até o dia 29 de maio.

    Publicidade
    COMPARTILHAR