questionario censo 2020 - foto ibge
Questionário básico do Censo 2020 será aplicado em 71 milhões de residências - Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

O IBGE divulgou nesta segunda-feira as perguntas dos questionários do Censo 2020. O questionário básico, que segundo o órgão deve ser aplicado em cerca de 71 milhões de domicílios brasileiros, conta com nove blocos, subdivididos em 26 questões.

Outro questionário, da amostra, é mais detalhado, com 17 blocos subdivididos em 76 questões. Esse questionário será aplicado em cerca de 10% dos domicílios particulares permanentes do país, o equivalente a cerca de 7,1 milhões.

Os temas que serão pesquisados no Censo 2020 são: características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade.

Publicidade

O Censo 2020 vai coletar informações em todos os 5.570 municípios brasileiros. Cerca de 180 mil recenseadores serão contratados, em regime temporário, por meio de processos seletivos, em todos os 27 estados do país. Entre os meses de agosto a outubro de 2020, os recenseadores visitarão os domicílios de modo a retratar os principais aspectos da população brasileira, estimada em 213 milhões de habitantes.

Em maio o IBGE havia anunciado a redução das questões, por questão orçamentária. O órgão afirmou que “a mudança está em sintonia com a tendência internacional e visa uma modernização que torne a operação censitária mais simples e mais ágil”.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here