pessoa segura bico de bomba de gasolina abastecendo um carro
De acordo com a pesquisa da Udesc, preços dos combustíveis caíram em média 4,11% na Capital ao longo do ano - Foto: Getty Images

A inflação para os consumidores de Florianópolis ao longo do ano de 2018 foi de 4,53%. Os principais aumentos ao longo do ano ocorreram nos preços dos serviços públicos (6,98%) e privados (6,87%). Já os alimentos subiram ligeiramente menos que o índice geral (4,45%). Os preços dos combustíveis, após os altos de baixos de 2018, terminaram o ano com queda de 4,11%.

Os números são do Índice de Custo de Vida (ICV/Udesc Esag), calculado mensalmente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

O índice leva em conta o consumo de famílias de Florianópolis com renda de 1 a 20 salários mínimos, comparando 319 itens. Os dados para o mês de dezembro foram coletados entre os dias 1º e 28.

Inflação em dezembro
Publicidade

Para o último mês de 2018, a inflação foi de 0,21%, na média geral. Os preços dos alimentos ficaram praticamente estáveis (aumento de 0,05%). Os alimentos industrializados tiveram uma redução média de -0,23%, enquanto os produtos in natura subiram 1,37%.

Houve ainda uma ligeira alta nos produtos não alimentares (0,56%) – mesmo com uma redução de -0,13% nos combustíveis – e queda nos preços dos serviços públicos (-0,47%) – principalmente devido a uma redução de -1,89% na tarifa de energia elétrica.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here