Lagoa da Conceição está completamente imprópria para banho

    Os órgãos monitoram as áreas e nesta quarta-feira realizam nova análise no local

    LAGUNA SUJA

    A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), junto ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), divulgaram nessa quarta-feira (3/3) que a Lagoa da Conceição está totalmente imprópria para banho. No levantamento dos órgãos ambientais, a laguna não apresenta pontos de água limpa em toda a sua extensão. Com isso, deve-se evitar o contato primário (banho e atividades de lazer) e consumo de pescados da região. Em janeiro, uma barragem da Casan que armazenava água resultante de tratamento de esgoto se rompeu após período de chuvas fortes na cidade.

    Os órgãos seguem vistoriando a área e monitorando a água do ecossistema da laguna para a identificação da causa da mortandade de peixes na Lagoa. Em nota técnica, pesquisadores da UFSC relacionaram o problema ao rompimento da lagoa artificial da Casan. A estatal apontou como causa a abertura de uma vala irregular. No último boletim de balneabilidade do IMA, do fim de fevereiro, a Lagoa da Conceição estava imprópria em apenas um dos nove pontos de coleta.

    foto áerea da lagoa, aparecendo a ponte, parte do centrinho e cais dos barcos - lagoa da conceição está imprópria para banho
    Órgãos ambientais afirmam que toda a massa de água da laguna está poluída – Leonardo Souza/PMF/Divulgação/CSC

    Nesta quarta-feira (3), uma nova análise foi realizada no local, com a presença da UFSC e da Floram. Os resultados devem sair nos próximos dias. Uma nova manifestação em conjunto será feita assim que a condição tenha se normalizado na Lagoa da Conceição.

    Publicidade