Lagoa artificial rompe e causa enxurrada na Lagoa da Conceição

Uma lagoa de água tratada da Casan se rompeu no início da manhã dessa segunda-feira (25/1) e causou uma enxurrada, danificando casas e carros em ao menos duas servidões transversais da Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

Equipes dos Bombeiros Militares e Defesa Civil estão no local retirando moradores de suas casas da Servidão Manoel Luiz Duarte. As residências mais para o final da rua foram as mais afetadas, uma vez que a lagoa fica em área de mata para trás da servidão.

Lagoa artificial rompe - foto mostra carros empilhados em servidão alagada com espuma e diversos objetos boiando
Rompimento de lagoa artificial deixou servidão alagada na Lagoa da Conceição – CBM/Divulgação/CSC

A enxurrada foi tão grande que interrompeu completamente o fluxo na Avenida das Rendeiras. O impacto da água destruiu parte da principal avenida do bairro, com a queda da água para a própria Lagoa da Conceição. Por enquanto o trânsito no local está interrompido.

Publicidade

O local é um reservatório de água tratada operada pela Casan para reinfiltração no solo. Moradores dizem que a lagoa já estava extravasando para a servidão nos últimos dias com as chuvas, porém não houve mudança na situação, que estourou nessa segunda.

Nesse domingo as chuvas provocaram um deslizamento que resultou na morte de duas pessoas no Saco Grande. A prefeitura decretou situação de emergência.

Publicidade