Luciane manifesta preocupação com aumento da Covid em crianças

A deputada Luciane Carminatti (PT) apresentou dados que apontam o aumento de casos de Covid-19 entre crianças e adolescentes em Santa Catarina e ponderou a necessidade de manter cautela no debate sobre o retorno das aulas presenciais.

“Em Joinville, a maior cidade do estado, há cerca de 250 crianças com coronavírus. Isso falando das testadas, porque o número daquelas que estão contaminadas, transmitindo o vírus adiante, é incontável pela falta de testagem. Lembrando que dos três hospitais públicos superlotados hoje, dois ficam em Joinville. Ou seja, os adultos e idosos contaminados a partir do contato com essas crianças não tem pra onde ir”, ressaltou.

A parlamentar esclareceu que é falsa a crença de que criança não pega a doença. Pelos dados oficiais do governo estadual até esse domingo (16), 3.338 crianças de 0 a 9 anos já pegaram coronavírus em Santa Catarina e mais de 6.545 adolescentes e jovens de 10 a 19 anos, faixa etária que tem três óbitos registrados. Duas crianças também morreram pela doença.

Publicidade

“Isso sem aulas presenciais. Calcule com o retorno às escolas”, ponderou. Luciane apresentou dados do Necat, o Núcleo de Estudos de Economia Catarinense, da UFSC, em que a velocidade de contágio entre crianças e adolescentes deu um salto e chegou a níveis que ainda não tinham sido registrados aqui em SC. Em julho, o número de crianças e jovens com Covid-19 foi 200% maior
em relação ao mês anterior.

Publicidade
COMPARTILHAR