Maior bairro de Florianópolis passa a ter tratamento de esgoto após 6 anos de obra

2 anos atrasada e 57% mais cara, ETE Ingleses foi inaugurada nesta segunda-feira (27/11)

Inaugurada a Estação de tratamento de esgoto de Ingleses e Santinho
Inaugurada a Estação de tratamento de esgoto de Ingleses e Santinho, para atender 42 mil pessoas - Foto: Roberto Zacarias/Secom SC

O maior bairro de Florianópolis, os Ingleses, ganhou oficialmente seu sistema de tratamento de esgoto nesta segunda-feira (27/11). O equipamento, da Casan, também atenderá os imóveis da Praia do Santinho. A projeção é de atender 42 mil habitantes durante o ano, com uma capacidade de limpar 105 litros de esgoto por segundo.

A obra da estação de tratamento de esgoto (ETE) Ingleses durou mais que 6 anos. Deveria ter sido entregue na metade de 2021, mas por conta das demandas judiciais do consórcio Trix-Infracon para aporte de mais dinheiro do estado, incluindo paralisação de 5 meses no trabalho, o custo do equipamento passou de R$ 84 milhões em sua projeção em 2017 para R$ 132 milhões atualmente – cerca de 57% mais caro ao longo do tempo.

A ETE já estava funcionando há um mês, em pré-operação, mas não foi inaugurada oficialmente por falta de agenda do governador, influenciada também pelos impactos das chuvas em SC.

Publicidade

Se os responsáveis pelos imóveis dos dois bairros do norte da ilha fizerem corretamente suas ligações de esgoto para que o efluente chegue à ETE e não ao mar, a rede de cobertura de Florianópolis aumentará em 5%, chegando a aproximadamente 70%.

Segundo a Casan, os imóveis do lado Norte dos Ingleses já devem fazer a ligação à rede coletora. A partir de 15 de dezembro será a vez do canto Sul e depois Santinho.

Para preparar os profissionais que irão fazer a ligação dos imóveis à nova rede de coleta de esgotos dos Ingleses a Companhia oferece um curso gratuito para encanadores, pedreiros, instaladores hidráulicos e outros trabalhadores interessados. A próxima data será no dia 6 de dezembro.

A ETE Ingleses tem tratamento terciário, o que significa que remove poluentes que não são eliminados nas etapas tradicionais, gerando uma água de saída com 98% de pureza, que será despejada no Rio Capivari, atualmente poluído por esgotos domésticos. O rio é ainda habitat de lontras e outros animais nativos.

Publicidade
COMPARTILHAR