Mais de 15 mil testes de coronavírus aguardam resultado em Santa Catarina

    Santa Catarina está com uma demanda reprimida de 15 mil testes de coronavírus aguardando resultado. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) o acúmulo é resultado de alta demanda de amostras e a dificuldade do cadastramento dos resultados no laboratório da Fiocruz Ceará – Fundação Oswaldo Cruz, o qual vem auxiliando Santa Catarina na testagem dos exames COVID-19.

    Os números divulgados nesta quinta-feira (15.186 testes na fila) são referentes ao período dos últimos 45 dias. A plataforma da Fiocruz, atualmente, possui a capacidade de realizar 7 mil exames de PCR por dia. Com a alta demanda, no entanto, estão recebendo cerca de 10 mil por dia. Isso gerou a quantidade de exames em espera.

    A SES explica que os problemas no departamento de informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) do Ministério da Saúde (MS) têm gerado lentidão no Sistema GAL (Gerenciador de Ambiente Laboratorial) – ocasionando atrasos tanto na triagem das amostras, como na liberação dos laudos. Segundo representantes do Datasus, as equipes estão trabalhando para solucionar o problema.

    Publicidade

    Em novembro, o quantitativo de exames realizados em Santa Catarina foi de 100 mil amostras e em dezembro os números parciais já chegaram a 54 mil amostras recebidas. As amostras enviadas para as plataformas parceiras são de aproximadamente 70 mil amostras no mês de novembro e até o momento 36 mil em dezembro.

    Conforme boletim do governo do estado dessa quinta, SC tem 448.162 pacientes com teste positivo para coronavírus, dos quais 416.403 estão recuperados e 27.161 permanecem em acompanhamento. A Covid causou 4.598 óbitos no estado desde o início da pandemia.

    Publicidade