parte da tela em que muitas flores e o rosto de um primata
Obra 'O Guardião da Fala', de Fernando Lindote, integra exposição do Prêmio Marcantonio Vilaça aberta no Masc - Foto: Guilherme Ternes/Divulgação

Aproximar crianças e adolescentes da arte contemporânea brasileira – despertando o interesse pelo fazer artístico e incentivando o surgimento de novos artistas –, ajudar na formação de professores e educadores e oferecer uma opção de lazer diferenciada e de qualidade para as famílias. Essas são algumas das propostas das ações educativas que acontecem em paralelo às exposições da 6ª edição do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas, que estão abertas à visitação no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), em Florianópolis. Toda a agenda de visitação e ações é gratuita.

As ações educativas têm três eixos principais, sendo o primeiro deles as visitas mediadas voltadas para crianças e adolescentes da rede pública e privada, ONGs e grupos de assistência social.

“O público estabelece diálogo com a exposição e o educador e, em um segundo momento, realiza uma ação prática e poética de ateliê como forma de refletir sobre a exposição pela experiência do fazer”, explica o artista, educador e pesquisador Felipe Tenório, responsável pelas ações do projeto, que vai até 3 de fevereiro.

Publicidade

Para professores, educadores e estudantes universitários interessados em arte e educação, a programação contempla um dia de vivência no museu, com palestra, visita às exposições e ação prática e poética em ateliê. Já para as famílias, quinzenalmente, aos finais de semana, serão oferecidas visitas guiadas e oficinas ministradas por educadores.

Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas

Nesta 6ª edição, o Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas, um dos mais importantes do gênero no país, distinguiu o curador Josué Mattos (SC) e cinco artistas: Fernando Lindote (SC), Daniel Lannes (RJ), Jaime Lauriano (SP), Pedro Motta (MG) e Rochelle Costi (SP) – que receberam bolsas de trabalho, acompanhamento de um curador de arte e participaram das exposições itinerantes.

A programação do projeto não se restringe aos trabalhos dos artistas premiados. Além dessa mostra, o público que visitar o Masc pode conhecer as exposições “Verzuimd Braziel – Brasil Desamparado”, do curador premiado Josué Mattos, e “A Intenção e o Gesto”, com obras do artista cearense Sérvulo Esmeraldo (1929-2017).

A primeira reúne trabalhos de dezessete artistas brasileiros que abordam, de maneiras distintas, a situação contemporânea de desamparo do país. Já Sérvulo Esmeraldo é o homenageado do Projeto Arte e Indústria, criado para homenagear artistas que desenvolvem trabalhos cujos processos de criação se relacionem à produção industrial.
Desde a criação, em 2004, 30 artistas e três curadores foram premiados.

“O Prêmio é uma homenagem da indústria a Marcantonio Vilaça, um dos principais responsáveis pela institucionalização e projeção internacional da arte contemporânea brasileira”, destaca o curador Marcus Lontra. “Colecionador e galerista, Marcantonio foi reconhecido como a principal referência do mercado latino-americano de arte nos anos 1990. E é em coerência com essa história que o Prêmio se constitui uma ferramenta de apoio à difusão e à articulação da produção artística brasileira em toda a sua força e variedade expressiva”, afirma.

SERVIÇOS
6ª edição do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas

Quando: Visitação até 3 de fevereiro de 2019, de terça a domingo, das 10 às 21h
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), no Centro Integrado de Cultura (CIC), av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis
Quanto: Gratuito
Saiba mais sobre o prêmio aqui.

Ações educativas da 6ª edição do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas

Quando: Até 3 de fevereiro de 2019, em dias e horários diferentes, sob agendamento
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), no Centro Integrado de Cultura (CIC), av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis
Quanto: Gratuito
Informações e agendamento: [email protected] ou (48) 3664.2633

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here