Moradores do continente reclamam de falhas da empresa de coleta de lixo

Há relatos de que os caminhões de lixo não passam nos dias e horários previstos e também não chegam a algumas ruas

A coleta do lixo na região continental de Florianópolis tem gerado reclamações dos moradores da região. Há relatos de que os caminhões não passam nos dias e horários previstos, passam com pouca frequência e até não chegam a algumas ruas. No continente, a coleta do lixo é realizada pela empresa terceirizada Amazon Fort, que tem contrato de 90 dias com a prefeitura.

Um morador do Jardim Atlântico relatou ao Correio que em sua rua a coleta não tem regularidade. “Passaram na noite de ontem, mas não sabemos quando será o próximo recolhimento”, explica. Ele ainda reclama que no próximo dia 5 de março precisará pagar a taxa de resíduos sólidos, que fala de coleta três vezes por semana de lixo comum e duas vezes o lixo reciclável, o que não tem ocorrido. Sobre a coleta de lixo reciclável, de responsabilidade da Comcap, o morador diz que não ocorrem desde a greve da autarquia. “Eu estou com lixo reciclável acumulado. Acho errado depois de separar juntar tudo no lixo comum”.

O vereador Marquito (PSOL) fez uma indicação ao prefeito Gean Loureiro (DEM) para a suspensão do contrato com a empresa, que tem vigência de 90 dias prorrogáveis. A justificativa é pelas “várias reclamações” direcionadas ao seu gabinete referentes ao serviço da empresa, que “não executa de forma eficiente os roteiros de coleta, não informa adequadamente os moradores da região sobre os dias e horários do serviço e em muitas ruas o caminhão de coleta não passa”, de acordo com o documento.

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O presidente da Comcap, Lucas Arruda, informou ao Correio que estão “monitorando em cima” e controlando todas as reclamações que chegam pela ouvidoria. Ele diz que a empresa completou 15 dias de coleta de lixo no continente nesta sexta-feira (19/2) e que “melhorou muito”.

Roteiros de coleta de lixo no continente

Esses são os roteiros que a empresa Amazon deve seguir na região continental de Florianópolis. Reclamações podem ser direcionadas à central de atendimento da Comcap, no telefone 3271-6800.

Servidões: segunda, quarta e sexta; horário vespertino

Monte Cristo: terça, quinta e sábado; horário vespertino

Coqueiros, Bom Abrigo, Capoeiras, Estreito, Itaguaçu, Abraão e Coloninha: Segunda, quarta e sexta; horário noturno (22h às 6h)

Capoeiras, Estreito, Coloninha, Bairro de Fátima, Jardim Atlântico, Balneário e Canto: domingo, terça e quinta; horário noturno (22h às 6h)

Coqueiros e Estreito: domingo, segunda, terça, quarta, quinta e sexta; horário noturno (22h às 6h)

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