Motoristas presos na fila do Morro dos Cavalos recebem alimentos e água

Parados no congestionamento há quase 48 horas, usuários da BR-101 recebem auxílio
Parados no congestionamento há quase 48 horas, usuários da BR-101 recebem auxílio do poder público - Foto: PRF/Divulgação/CSC

Ao longo desta segunda-feira (15/4) equipes da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) forneceram água e alimentos para as pessoas que estão paradas na fila no trecho da BR-101 na Grande Florianópolis há cerca de 48h por causa da queda de barreira no Morro dos Cavalos, em Palhoça, na noite de sábado.

Um grupo de turistas argentinos que voltava para o país vizinho, por exemplo, recebeu apoio da PRF no início desta tarde. Após quase 48 horas dentro de um ônibus, o grupo conseguiu embarcar em outro veículo, escoltado pela PRF, e seguiu de volta para Balneário Camboriú.

Entre as centenas de veículos parados na fila, há tanto pessoas que buscam chegar a bairros da região quanto aquelas que estão longe de casa e não querem, ou não conseguem, fazer o retorno para escapar do engarrafamento, segundo a PRF.

Publicidade

A recomendação da PRF segue para que motoristas evitem trafegar nos dois sentidos da BR-101 em Palhoça.

Ainda não há previsão de liberação ao tráfego pela passagem que corta a Serra do Tabuleiro, uma vez que os deslizamentos abriram crateras no Morro dos Cavalos e equipes da concessionária seguem trabalhando no local para recuperação do pavimento.

Estragos na região

As chuvas na Grande Florianópolis causaram estragos significativos até o momento, com municípios como Paulo Lopes e São João Batista enfrentando grandes alagamentos, danos em rodovias estaduais e pontes, além de interrupções no fornecimento de água potável. Palhoça abriu um alojamento para pessoas desabrigadas, enquanto Florianópolis registrou deslizamentos de terra e desabamento de muro, embora sem vítimas. Em Garopaba, diversos pontos de alagamento foram registrados, exigindo abrigos para a comunidade afetada. Equipes de resposta estão em ação para ajudar as áreas atingidas.

Segundo dados mais recentes do governo do estado, são 82 pessoas desalojadas na Grande Florianópolis por causa da chuva: 20 no município de Biguaçu, duas pessoas em Imbituba, oito em São José, 50 desalojados em Palhoça e 11 desabrigados, e duas pessoas em Tubarão.

Previsão

A SDC também alerta que a passagem de uma frente fria na terça-feira (16) provoca chuvas e temporais em toda o estado. Esse sistema deve atingir primeiro as áreas do Oeste, avançando aos poucos ao longo do dia, alcançando as demais regiões entre a tarde e a noite. Somente na quarta-feira o tempo em SC deve melhorar. O padrão de ventos no oceano deixa o mar agitado no Litoral Sul catarinense entre esta segunda e a terça-feira.

Acompanhe notícias pelo Whatsapp

Publicidade
COMPARTILHAR