Ampliação da captação no Rio Cubatão entra na fase de assentamento de adutora

    Com a chegada das tubulações, a CASAN inicia uma nova etapa na obra de ampliação da Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB) Cubatão, que vai dar segurança ao Sistema Integrado de Abastecimento da Região Metropolitana

    Com 469 metros de extensão, adutora de 1.200mm de diâmetro vai interligar a ERAB até a Estação de Tratamento (ETA), aumentando a capacidade de transporte de água e permitindo a instalação de mais três conjuntos motobomba.

    “Com a adutora instalada e as novas bombas em operação, o Rio Cubatão poderá contribuir com até 3.000 l/s, dando uma folga de cinco ou seis anos ao Sistema de Abastecimento de Florianópolis, Biguaçu, Santo Amaro, São José e, inclusive, Palhoça”, diz o engenheiro Joel Horstmann, Superintendente Regional Metropolitano.

    Publicidade

    O uso de um maior volume de água do Rio Cubatão reduzirá a dependência do Rio Pilões (Vargem do Braço), que é um manancial mais tênue e sofre mais com as estiagens. O investimento na ampliação do Sistema Integrado é de R$ 11 milhões. A meta é colocar o sistema em operação no primeiro semestre de 2021. A meta é colocar o sistema em operação no primeiro semestre de 2021.

    Publicidade