Nova estátua de São José deve ser instalada no início de fevereiro

Após ser destruído por um vendaval, no final de 2016, novo monumento terá estrutura reforçada, nova iluminação e será voltado para cidade

prefeita adeliana apoiada na cabeça da estátua, que é quase do seu tamanho, conversando com dois homens
A escultura tem oito metros de altura e foi toda produzida em ferro e epóxi industrial - Foto: PMSJ

Em breve a cidade de São José terá uma nova estátua do padroeiro. Na última quinta-feira (17/1), a prefeita Adeliana Dal Pont fez uma visita ao ateliê do artista plástico Osvaldo Zanini para conferir o monumento, que já está pronto para ser instalado na Avenida Beira-Mar de São José. Acompanhada do secretário de Urbanismo e Serviços Públicos, Matson Cé, e do secretário adjunto, Michael Rosanelli, a prefeita discutiu os detalhes para o processo de instalação e inauguração, que deverá ser no início de fevereiro.

Inaugurado inicialmente em 2008, o monumento de São José segurando o menino Jesus no colo tinha cerca de oito metros de altura, contando o pedestal. A base era de concreto e a escultura feita de ferro com amianto e concreto.

Após a estátua do padroeiro ter sido danificada durante um forte vendaval em 2016, a possibilidade de fazer outra utilizando material mais resistente começou a ser discutida com artista plástico responsável pela obra.

Publicidade

“Ao longo dos anos as técnicas foram aperfeiçoadas e os materiais melhoraram muito. O trabalho, todo manual, foi desenvolvido minuciosamente, cuidado em cada detalhe. Principalmente nas emendas para aumentar a resistência da peça”, explica Zanini. Segundo ele, a estátua foi confeccionada com um material mais atual, mais resistente e que só precisará de uma manutenção a cada dois anos.

Os trabalhos na nova estátua começaram em março do ano passado e foram finalizados no início deste mês. A nova estátua possui a mesma altura da anterior (oito metros), porém com estrutura mais firme. O material utilizado para a confecção foi epóxi industrial, um produto mais resistente a sol, ventos e chuvas.

Para a prefeita Adeliana, a nova estátua de São José tem um significado importante para a comunidade e, por isso, a prefeitura trabalhou para devolver o monumento para a cidade. “Essa imagem tem uma importância religiosa muito forte, então, neste novo monumento a proposta é mudar o padroeiro de posição e colocá-lo de frente para cidade, e não mais de lado como foi feito antigamente”, antecipa a prefeita.

O secretário de Urbanismo e Serviços Públicos, Matson Cé, explica que a obra foi viabilizada em parceria entre a Prefeitura e uma empresa privada. “Nos comprometemos com os pedidos da comunidade e, a partir da parceria com a Habitenge, conseguimos a doação da estátua ao município. A partir da próxima semana iniciamos os preparativos para a instalação, que será feita em partes. Acredito que até o início de fevereiro estará tudo pronto”, afirma Matson.

Publicidade