Com novo cálculo, SC volta a ter região classificada em risco grave à Covid

    Blumenau está no nível grave; Grande Florianópolis teve piora.

    De acordo com a nova matriz de risco ao coronavírus em Santa Catarina, divulgada neste sábado (26/2), apenas uma região está no nível Moderado (cor azul): a Foz do Rio Itajaí. Uma região, porém, teve grande piora nos indicadores e foi classificada como nível Grave (cor laranja): o Médio Vale do Itajaí.

    As demais 15 regiões foram classificadas como nível Alto (cor amarela) de risco à Covid: Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Oeste, Extremo Sul Catarinense, Grande Florianópolis, Laguna, Meio Oeste, Nordeste, Oeste, Planalto Norte, Serra Catarinense, Vale do Itapocu e Xanxerê.

    Nova Matriz de Risco Potencial Regionalizado aponta 1 região no no nível moderado, 15 regiões no nível alto e 1 no grave
    Nova Matriz de Risco Potencial Regionalizado aponta 1 região no no nível moderado, 15 regiões no nível alto e 1 no grave – SES/Divulgação/CSC

    Um novo modelo de matriz de risco potencial regionalizado passou a ser utilizado no estado a partir desse sábado. O novo cálculo passa a incorporar indicadores de vacinação tanto da população em geral (esquema primário de duas doses ou dose única), quanto da população com 60 anos e mais (esquema primário + dose de reforço).

    Publicidade

    Em um comparativo com o relatório divulgado na semana anterior, que ainda utilizava a dimensão Monitoramento, houve piora nas quatro regiões que estavam classificadas no nível Moderado (azul) e que passaram a ser classificadas no nível Alto (amarelo): Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Grande Florianópolis e Laguna.

    Novo parâmetro: vacinação

    A dimensão Proteção Específica busca expressar o impacto de ações voltadas para redução da ocorrência de formas graves da Covid-19 na população em geral e em grupos mais vulneráveis, substituindo a dimensão Monitoramento. Ela é composta pelos indicadores de cobertura vacinal do esquema primário de vacinação contra a Covid-19 na população geral (duas doses ou dose única) e da cobertura da dose de reforço na população com 60 anos ou mais de idade.

    Três regiões foram classificadas no nível Grave (laranja) por causa d baixa cobertura vacinal: Alto Vale do Rio do Peixe, Grande Florianópolis e Médio Vale do Itajaí.

    + Cresce exponencialmente quantidade de crianças com Covid em UTI
    + Mortalidade de idosos não vacinados é 47 vezes maior do que imunizados

    Publicidade
    COMPARTILHAR