placa de
Ponte será reinaugurada em 30 de dezembro, primeiramente para pedestres e ciclistas e uma nova linha de ônibus circular - Lucas Cervenka/CSC

Em 30 de dezembro próximo a reabertura da Ponte Hercílio Luz vai marcar uma nova era para Florianópolis, com possíveis reflexos no trânsito de toda a região. A partir dessa data há 11 etapas principais de abertura a diferentes modalidades de transporte.

De acordo com a prefeitura da capital, serão diversas avaliações durante as etapas para liberação de mais trânsito na estrutura. “A importância é não fazer tudo ao mesmo tempo”, diz o secretário municipal de mobilidade, Michel Mittmann. Em 21 de dezembro a prefeitura estima entregar as vias das cabeceiras reformadas para os acessos à ponte.

Calendário de liberação do trânsito

21 a 30/12: Início de operação da linha circular Centro/Ponte (apenas até a cabeceira), com passagens gratuitas.

Publicidade

30/12: Reabertura da Ponte Hercílio Luz para ciclistas e pedestres.

5/1/2020: Liberação da linha circular Centro/Ponte, passando efetivamente pela ponte. Abertura para “carros oficiais”: a prefeitura cita no plano ambulâncias, viaturas e bombeiros.

13/1: Aos finais de semana, trânsito exclusivo para pedestres e ciclistas a partir das 14h. Início de teste de linhas convencionais de transporte coletivo municipal (Corredor Continente) e executivo municipal: Centro/Ponte, Exec. Jardim Atlântico/UFSC, Exec. Abraão/UFSC, Exec. Abraão. Teste de linhas executivas intermunicipais: Executivo Biguaçu, Exec. bairro Ipiranga, Exec. Bela Vista, Exec. Zenaide, Exec. Dona Wanda, Exec. Dona Adélia, Exec. Antônio Carlos e Exec. Gov Celso Ramos. Teste de linhas de turismo.

3/2: Mais doze linhas de ônibus convencionais municipais, sendo nove existentes e três novas, que partem da região continental: Madrugadão Continente, Capoeiras, Aracy Vaz Callado, Balneário, Coloninha, Vila Promorar, Bairro de Fátima, Jardim Atlântico/UFSC, Capoeiras/UFSC. As linhas novas: Jardim Atlântico/Centro, Abraão/Centro e Capoeiras/Centro. Linha executiva: Abraão (ida). Liberação dos táxis para tráfego na ponte.

17/2: Três linhas convencionais municipais que transportam usuários a partir da região de Capoeiras (Promorar via Ivo Silveira, Monte Cristo, Morro do Geraldo, 949 – Abraão/UFSC ida) e o transporte escolar também passarão a circular pela ponte para acessar o Centro.

2/3: 35 linhas convencionais intermunicipais serão liberadas e veículos de transporte de cargas (categorias ainda serão definidas) seguirão seus itinerários rumo à ilha pela ponte reformada.

16/3: Mais linhas intermunicipais (ainda serão definidas).

Abril: Até o início de abril a prefeitura espera ter deslocado 72 mil passageiros (cerca de 30% dos usuários das Pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles) para a Hercílio Luz por dia.

6/7: Novas linhas que serão criadas a partir da implantação da rota Continente – Rua Hoepcke – Avenida Rio Branco terão a Ponte Hercílio Luz como parte de seu itinerário.

Julho: Início da avaliação de permissão para tráfego de veículos particulares e compartilhados.

Agosto: possível liberação para carros particulares. Segundo a prefeitura aqui se incluem os veículos de aplicativo. O prefeito Gean Loureiro fala que pode haver uma espécie de cadastro ou sorteio dos carros que vão passar na ponte.

Etapas de validação

No plano da prefeitura, quase todas as etapas de abertura para uma modalidade de transporte na ponte dependem da validação de etapas anteriores. Mittmann explica que vai trabalhar principalmente com os dados de cumprimento de horários das linhas de ônibus e também com a avaliação dos usuários. “Em um mês e meio de operação a gente vai verificar a necessidade de ajustes de linha. A inserção de uma nova linha é extremamente complexa, até para o operador programar que horários pode passar. A gente está até acelerando isso, o ideal seria que tivesse mais tempo, estamos num esforço de guerra para dar certo”, disse o secretário nesta sexta-feira (13/12) ao detalhar o plano de abertura. Ele também declarou que desejo é de que até o final de 2020 cerca de 100 mil pessoas utilizem a Ponte Hercílio Luz diariamente.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here