Ônibus voltam a circular em Florianópolis; cidade tem 2,8 mil casos ativos de coronavírus

0

O serviço de ônibus urbano voltou a funcionar nessa segunda-feira (10/8) em Florianópolis e região, após novo decreto entre as prefeituras liberando o retorno. A medida veio também depois do governo do estado reduzir a classificação de risco da Grande Florianópolis.

Os passageiros devem ficar atentos às medidas de prevenção contra o contágio pelo Coronavírus. Além da máscara de proteção facial e lotação de 40% do veículo, a administração municipal pede que seja feito o check-in na plataforma de rastreio por QR Code, a cada viagem que o usuário fizer. O cadastro inicial deve ser feito no Covidômetro pela na aba “Rastreamento QR Code”. Feito isso, basta apontar a câmera no cartaz com QR Code sempre que utilizar ônibus ou entrar em algum estabelecimento.

O check in permite que todas as pessoas que estiveram em determinado ônibus ou comércio poderão ser alertadas sobre o possível contágio e mais informações das autoridades de saúde. Na manhã dessa segunda a guarda municipal faz a fiscalização das medidas, principalmente da lotação máxima nos coletivos. Até o momento não há registro de irregularidades.

placa com qr code fixada em janela dentro de ônibus
Check in nos ônibus da capital permite rastrear passageiros se houver alguém confirmado com coronavírus posteriormente – Cristiano Andujar/Divulgação/CSC

Classificação de risco

Publicidade

Para o governo estadual, o risco de Covid-19 na região é grave, classificação que permite a circulação dos ônibus urbanos. Já a prefeitura da capital, cidade onde há mais casos na região, ainda considera o máximo nível, em altíssimo risco.

De acordo com o Covidômetro, são 7.955 casos de coronavírus confirmados, dos quais 2.831 estão ativos e 78 pessoas não sobreviveram à Covid-19. A ocupação atual dos leitos de UTI em Florianópolis é de 77%.

Os números fazem com que Florianópolis seja a capital brasileira com menor taxa de mortalidade pela doença.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here