Ônibus voltam a circular em Florianópolis; cinco funcionários com coronavírus foram afastados

Os ônibus de linhas municipais do transporte coletivo em Florianópolis voltaram a circular nesta quarta-feira (17/6), após quase três meses de suspensão por conta da pandemia de coronavírus. O retorno ocorre em caráter de testes e com diversas restrições, para evitar mais contaminações.

Antes, foram testados 1.637 trabalhadores do transporte coletivo para o coronavírus, dos quais cinco estavam infectados e foram afastados.

Entre as regras de higiene, estão a obrigatoriedade do uso de máscaras e a lotação máxima em 40% da capacidade de cada veículo.

Novo quadro de horários
Publicidade

O novo quadro de horários já pode ser acessado pelo aplicativo ou site do Floripa no Ponto, site do Consórcio Fênix ou site da Prefeitura de Florianópolis. O transporte coletivo não vai funcionar durante os finais de semana. O retorno da operação visa atender principalmente trabalhadores do comércio e da área da saúde, que até o momento tinham que gastar do próprio bolso para comparecerem nos postos de trabalho.

Para a prefeitura da capital, a população deve utilizar o transporte coletivo somente para atividades essenciais e a usar ônibus em horários distintos dos trabalhadores do comércio em geral.

Sistema de check in

Os ônibus em Florianópolis agora possuem um check in online, que servirá para identificar, contatar e monitorar a saúde de todos os usuários que possam ter tido contato com algum caso positivo para a Covid-19 no ônibus em determinada linha, horário e veículo.

dois ônibus municipais passando pela ponte hercílio luz em direção à ilha em dia de sol e ceu azul
Retorno dos ônibus em Florianópolis tem check in e cartão pré-pago – Divulgação/CSC

É necessário realizar um cadastro. São duas formas: pelo site ou no próprio ônibus, por meio de um QR Code em um painel que estará próximo do validador de cartões. Basta apontar a câmera para o código, aguardar o reconhecimento, passar a catraca e concluir o cadastro. Feito isso, basta apontar a câmera no código sempre que utilizar o transporte coletivo. É opcional e é garantido o sigilo e anonimato dos dados.

As empresas Biguaçu, Estrela, Jotur, Santa Terezinha e Imperatriz, que operam o transporte coletivo intermunicipal, também aderiram ao sistema de check in, que vai retornar na próxima segunda-feira (22/6).

Cartão pré-pago

Não será possível pagar a viagem em dinheiro ou com os cartões antigos. Os passageiros terão que utilizar um novo cartão pré-pago para andar de ônibus em Florianópolis. Quem utiliza o cartão cidadão ou cartão do vale transporte convencional pode realizar a compra de novos créditos no site do consórcio. Há também um sistema de delivery de novos cartões.

Segundo a prefeitura, caso sejam constatados riscos à saúde pública, uma nova suspensão do serviço poderá ocorrer.

Publicidade