Operação Veraneio contará com 9 mil profissionais e agentes da Argentina

    foto da sessão solene de abertura da operação com militares perfilados (pms e bombeiros)
    A expectativa do Estado é receber ao total cerca de cinco milhões de turistas nesta temporada - Foto: James Tavares/Secom

    Começou na manhã desta terça-feira (18/12) a Operação Veraneio 2018/2019 em Santa Catarina. Será realizada em 61 dos 295 municípios catarinenses, com investimentos de aproximadamente R$ 15 milhões.

    Cerca de nove mil profissionais de segurança pública e outros mil guarda-vidas contratados contarão com cerca de duas mil viaturas, sete helicópteros e três aviões, além de quadriciclos, motonáuticas e embarcações.

    A novidade deste ano envolve a vinda de policiais e bombeiros da Argentina para participarem das operações, juntamente com a vinda 1,5 milhão de turistas do país vizinho. A participação dos profissionais argentinios foi viabilizada por meio de convênio de cooperação na área de segurança pública entre Santa Catarina e a Província de Missiones (AR).

    Publicidade

    A expectativa do Estado é receber ao total cerca de cinco milhões de turistas nesta temporada. Pela primeira vez será disponibilizado uma cartilha com informações em Espanhol.

    Para os 81 dias de operações, as corporações terão forte apoio tecnológico. Pela primeira vez um sistema de inteligência analítica foi adotado pela SSP. A plataforma tecnológica permitirá acompanhamento em tempo real das ações de segurança em andamento. As autoridades terão acesso online para acompanhamento permanente via tablet e smartfone.

    Publicidade