Os resultados do Ideb 2021 na Grande Florianópolis

    Ensino Fundamental na região tem notas abaixo da média estadual

    O Inep divulgou nesta segunda-feira (19/9) os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos municípios de todo o país. Para a região da Grande Florianópolis os dados contêm as avaliações finais do índice para o Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, sem as notas do Ensino Médio.

    De acordo com a publicação, os anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) na região metropolitana da capital têm índices que vão de 5,6 a 6,9 – na média entre escolas públicas municipais e estaduais. Os anos finais (6º ao 9º ano) as médias de cada cidade ficaram entre 4,4 e 5,8.

    Ideb 2021: EF na Grande FLorianópolis

    Município Ideb 2021
    E.F. Inicial E.F. Final
    Biguaçu 5,6 ↗ 4,4 ↗
    Florianópolis 5,8 ↗ 4,9 ↗
    G. Celso Ramos 6,2 ↗ 5,1 ↘
    Palhoça 5,9 ↗ 4,7 ↗
    Paulo Lopes 5,8 ↘ 4,3 ↗
    S. A. da Imperatriz 6 ↘ 5,3 ↗
    São José 6,2 ↘ 5,1 ↘
    S.P. de Alcântara 6,9 ↗ 5,8 ↘
    Santa Catarina 6,5 ↘ 5,3 ↘

    As setas indicam a comparação com a nota do Ideb 2019, se aumentou ou diminuiu – Composição: CSC – Fonte: Inep

    Conforme os resultados, houve melhora nos dois níveis do Ensino Fundamental em três cidades: Biguaçu, Florianópolis e Palhoça. O inverso ocorreu em São José, se comparado com os dados de 2019. Nas demais cidades houve queda em um nível e subida em outro na nota do Ideb.

    Publicidade

    Nem todas as escolas municipais e colégios estaduais participam da avaliação. Segundo o governo do estado – nível em que ambos os índices caíram – a redução do resultado do Ideb de 2021 se deve à uma maior taxa de reprovação dos alunos no contexto da pandemia.

    No geral o Ensino Fundamental na Grande Florianópolis tem notas abaixo do Ideb médio do estado, tanto para os anos iniciais, quanto para os finais. Apenas São Pedro de Alcântara chega em média igual ou maior, porém a cidade tem apenas uma escola avaliada.

    O Ideb é calculado conjugando a nota de conhecimento dos alunos, avaliada através do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), com o índice de aprovação escolar.

    Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

    Publicidade
    COMPARTILHAR