São José é destaque no Ideb 2017

crianças sentadas em suas carteiras; professora em pé confere o caderno de um aluno ao meio da imagem
O CEM Vila Formosa, em Forquilhas, passou de uma nota 3,4 (2007) para 7,2 (2017) - Foto: PMSJ/Divulgação

A divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), colocou os holofotes na rede municipal de ensino de São José. Isso porque integram a rede as três escolas de Santa Catarina que tiveram o maior avanço entre 2007 e 2017 no ensino fundamental. Além disso, o desempenho dos alunos colocou São José entre os maiores índices do estado, ultrapassando cidades como Blumenau e Florianópolis.

Para mostrar os avanços do ensino nos Centros Educacionais Municipais (CEMs) de São José, a Secretaria Municipal de Educação, junto com a prefeita Adeliana Dal Pont, reuniu os diretores das unidades escolares, na manhã da terça-feira (4/9), no auditório Sul da Secretaria, para celebrar os dados de 2017 da educação básica.

O resultado do IDEB 2017 foi divulgado na última segunda-feira (3/9) e São José foi destaque em Santa Catarina com as três unidades de ensino que apresentaram o maior crescimento nos anos iniciais do ensino fundamental.

Publicidade

As unidades que apresentaram maior crescimento nos anos iniciais do ensino fundamental em São José: o CEM Vila Formosa, em Forquilhas, passou de uma nota 3,4 (2007) para 7,2 (2017); o CEM José Nitro, no bairro Serraria, saiu da nota 2,8 (2007) e alcançou o índice de 6,5 na prova de 2017; e o CEM Santa Terezinha, em Forquilhas, saltou de 2,8 para 6,3.

Além destes resultados, a rede municipal avançou também na média, com o índice de 6,7 nos anos iniciais (1º ao 5º ano), alcançando a meta projetada pelo MEC para o ano de 2021. Nos anos finais (6º ao 9º ano), as escolas do município estão em primeiro lugar na Grande Florianópolis, com média de 5,6.

Animada com o resultado, a prefeita Adeliana Dal Pont agradeceu a dedicação dos profissionais em levar o melhor da Educação para as crianças e adolescentes do município. “O trabalho de vocês foi espetacular, pois todos tomaram para si algo importante, que é cuidar das nossas crianças com tanta dedicação, como reflete esse resultado para o Estado. O Ideb de 2017 mostra o esforço coletivo de vocês para construir uma cidade melhor para todos”, ressaltou Adeliana.

Notas gerais do IDEB
Cidade

Nota observada

Nota projetada

São José

6.2

5.6

Florianópolis

5.8

5.6

Palhoça

5.7

5.7

Biguaçu

5.5

5.8

Santa Catarina

6.5

6.0

Média total da rede pública em cada cidade (federal, estadual, municipal) – Fonte: Ideb

Publicidade
COMPARTILHAR