Pagamento de 13º a servidores deve impulsionar consumo e pagamento de dívidas em SC

    Cerca de 163 mil servidores estaduais devem receber metade do 13° salário nesta sexta-feira (16/7), o que representa uma injeção de R$ 480 milhões na economia catarinense. A antecipação do recurso deve estimular o consumo e a renegociação de dívidas no início do segundo semestre.

    De acordo com a Fecomércio de Santa Catarina, a medida pode impulsionar a recuperação dos setores de comércio e serviço, que registraram ganhos de 14,6% e 15,6% entre janeiro e maio, além de impactar diretamente nos índices de endividamento e inadimplência.  No mês de junho, cerca de 45,6%  dos catarinenses estavam comprometidos com alguma parcela e cerca de 9,9 % estavam com contas atrasadas. A intenção de consumo das famílias (ICF) medida mensalmente pela Federação, apesar de situar-se em patamar pessimista, voltou a apresentar movimento de retomada no segundo trimestre de 2021, com média de crescimento de 0,9%.

    mulher usando máscara olha roupa em comércio - pagamento de 13º impulsiona economia de SC
    Mais de R$ 486 milhões serão depositados nesta sexta (16) aos servidores estaduais, o que deve se refletir no comércio – Divulgação/CSC

    “A entrada de qualquer renda extra, seja 13º, IR ou FGTS, interfere na engrenagem da economia local, além de trazer um alívio para o orçamento familiar. O cenário nos próximos dias deve ser de estabelecimentos movimentados. Com o pagamento das contas atrasadas, o catarinense também está apto a consumir novamente ou voltar a poupar”, avalia o vice-presidente da Fecomércio SC, Emilio Rossmark Schramm.

    Publicidade