Palhoça oferece fisioterapia para recuperação de pacientes de Covid-19

Em uma sala, aparece de costas uma senhora de cabelos claros sentada em uma cadeira com os braços abertos, a sua frente duas mulheres de máscara, sentadas uma de frente para a outra copiam o movimento com os braços. Palhoça oferece o tratamento de fisioterapia para pacientes que tiveram covid-19.
Apesar da redução dos sintomas e da alta hospitalar, a Covid-19 deixa resquícios em alguns pacientes, em casos de síndrome pós-covid. PMP/Divulgação/CSC

Para amenizar os efeitos contínuos causados pela Covid-19, a prefeitura de Palhoça realiza atendimentos de fisioterapia para reabilitação dos pacientes. Para receber o tratamento, os interessados devem procurar a unidade básica de saúde próxima de sua residência e agendar a triagem de fisioterapia. Na avaliação, o fisioterapeuta coleta as informações necessárias para o processo de reabilitação e encaminha para iniciar o tratamento pós-Covid. Pacientes acamados em casa podem receber o tratamento domiciliar, desde que o processo seja solicitado na UBS. A imunização no município está em fase de agendamento para o público com comorbidades.

O tratamento de fisioterapia é voltado para a reabilitação cardio pulmonar de pacientes que tiveram Covid-19. Na contagem da prefeitura, 20.668 pessoas foram infectadas pelo vírus desde o início da pandemia, sendo que 302 vieram a óbito e 19.491 recuperados. Apesar da redução dos sintomas e da alta hospitalar, ocorrem casos de síndrome pós-covid. O tópico foi assunto de um simpósio na academia nacional de medicina do Brasil, em que, de acordo com o pneumologista Carlos Alberto Barros Franco, “entre 5 e 20 por cento de doentes já curados de Covid-19 continuarão apresentando sintomas após duas semanas de recuperação. Eles continuarão precisando de auxílio para manter a própria vida”.

Publicidade