Parque Nacional de São Joaquim é incluído em programa de concessão

morro da pedra furada com montanhas em volta e vale ao fundo, nuvens no ceu
Parque Nacional de São Joaquim tem mais de 49 mil hectares e diversas atrações naturais - Thiago Makowski/Wiki Commons/Divulgação/CSC

O governo federal incluiu o Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina, no plano nacional de desestatização. Publicada na última quinta-feira (2/7), a Resolução 131/2020 determina a concessão da prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, à conservação, à proteção e à gestão da unidade.

O Parque Nacional de São Joaquim, criado em 1961, atualmente administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O parque ocupa uma área de cerca de 49.800 hectares na região serrana de Santa Catarina, entre os municípios de Urubici (onde fica a sede administrativa do parque), Bom Jardim da Serra, Grão Pará, Lauro Muller e Orleans. Possui diversos atrativos como o morro da Igreja, a Pedra Furada, paredões (peraus), cânions, penhascos, campos de altitude e inúmeras cachoeiras e rios. A área é ideal para experiências como caminhadas, cavalgadas, escaladas, mountain bike e outras atividades de recreação e lazer.

Publicidade

Por estar localizado em umas das regiões mais frias do Brasil, abriga paisagens florestais que frequentemente estão cobertas de neve, oferecendo uma experiência inédita para muitos brasileiros.

Publicidade