Pelé morre aos 82 anos

    Deixa legado inestimável para o futebol

    Pelé
    Edson Arantes do Nascimento é considerado um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos - Foto: Jorge Bispo/CBF/Divulgação/CSC

    Edson Arantes do Nascimento, que ficou mundialmente conhecido como  Pelé, morreu hoje (29), aos 82 anos, no Hospital Albert Einstein, na zona sul da capital paulista. De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital, a morte ocorreu em decorrência de falência múltipla de órgãos.

    “O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia”, diz o texto divulgado. Pelé estava internado no hospital desde 29 de novembro.

    Kely Nascimento, filha de Pelé, postou nas redes sociais uma mensagem de despedida. “Tudo que nos somos é graças a você. Te amamos infinitamente. Descanse em paz”. O Santos Futebol Clube publicou uma imagem de uma coroa com o dizer “eterno”.

    Publicidade

    Conhecido também como o Rei do Futebol, Pele é amplamente considerado entre os maiores atletas de todos os tempos. Em 2000, foi eleito Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol e foi um dos dois vencedores conjuntos do prêmio Melhor Jogador do Século da Fifa.

    Pelé começou a jogar pelo Santos aos 15 anos de idade, e pela Seleção Brasileira aos 16, onde sagrou-se campeão de três edições da Copa do Mundo: 1958, 1962 e 1970, até hoje o único jogador a chegar a três conquistas. Ele é o maior artilheiro da história do Santos, com destaque para duas Copas Libertadores da América e dois Mundiais Interclubes, em 1962 e 1963.

    Pelé foi um jogador que apresentava habilidades em diversas funções no campo, não apenas no ataque. Possuía ótimo domínio de bola, visão de jogo e atuação em diferentes setores, como armador.

    Jogadores lamentam

    A morte de Pelé foi lamentada pelos jogadores de destaque na última edição da Copa do Mundo, que chegou ao final há pouco mais de uma semana no Catar. “Diria que, antes de Pelé, o futebol era apenas um esporte. Pelé mudou tudo. Transformou o futebol em arte, em entretenimento”, afirmou o atacante Neymar, nesta quinta-feira (29), em publicação em seu perfil em uma rede social. Cristiano Ronaldo e Richarlisson também lamentaram a perda.

    Já o craque argentino Lionel Messi, peça fundamental na campanha do tricampeonato mundial da Argentina e eleito o craque da Copa do Catar, foi curto em uma mensagem no Instagram: “Descanse em paz Pelé”. Outra estrela do futebol atual, o francês Kylian Mbappé, também desejou que o Rei do Futebol descanse em paz. Mas também afirmou que o legado deixado pelo eterno camisa 10 da seleção brasileira jamais será apagado: “O Rei do Futebol nos deixou, mas o seu legado jamais será esquecido”.

    Autoridades se pronunciam

    O presidente da França, Emmanuel Macron, publicou uma foto de Pelé acompanhada das palavras: “O jogo. O rei. A eternidade”. França e Brasil disputaram a final da Copa de 1998, quando os franceses levaram a melhor. Outros líderes ue emitiram notas de pesar foram Alberto Fernández, presidente da Argentina, Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália,  Evo Morales, presidente da Bolívia, Barack Obama, entre outros.

    O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que tomará posse no próximo domingo (1º), enalteceu o jogador em uma série de quatro postagens. “Poucos brasileiros levaram o nome do nosso país tão longe feito ele. Por mais diferente do português que fosse o idioma, os estrangeiros dos quatros cantos do planeta logo davam um jeito de pronunciar a palavra mágica: ‘Pelé'”, escreveu em uma delas.

    O presidente Jair Bolsonaro não se manifestou por meio de suas redes, mas o governo federal publicou uma nota. “Pelé, o Rei do Futebol, foi um dos maiores atletas de todos os tempos. O único tricampeão mundial demonstrou por suas ações que, além de grande atleta, foi também um grande cidadão e patriota, elevando o nome do Brasil por onde passou. O presidente da República, Jair Bolsonaro, roga a Deus que o receba em Seus braços e dê força e fé a toda a sua família e amigos para superar esse difícil momento”.

    Publicidade
    FONTEEBC | Wikipedia
    COMPARTILHAR