Policiais conseguem salvar criança engasgada após 12 minutos de tentativas de desobstrução

Policiais conseguem salvar criança engasgada após mais de 12 minutos sem respirar
Policial e enfermeira trabalham na desobstrução das vias aéreas de menina de 10 meses em Bom Jessus do Oeste - PMRv/Reprodução/CSC

Eram 19h04 desse domingo (21/11) quando dois policiais rodoviários em um posto em Bom Jesus foram abordados no trabalho por um casal com uma criança desmaiada. A bebê, de apenas 10 meses de vida, não respirava por causa de uma obstrução nas vias aéreas.

Os policiais, então, iniciaram as manobras de tentativa de expelimento do que estivesse impedindo a criança de respirar. Foram diversas tentativas dentro do posto policial da PMRv em fazer o objeto sair do canal, sem sucesso. Uma enfermeira que passava pelo local auxiliou nas manobras. Pai e mãe olhavam em volta, aflitos.

Incessantemente os policiais tentaram a manobra de Heimlich para bebês, com a criança apoiada na mão do policial e virada de barriga para baixo e as “batidas” nas costas dela. Quando eram 19h16 os policiais decidiram colocar todos na viatura e se dirigir ao hospital. Somente no posto foram 12 minutos de tentativas, mas a criança estava sem respirar há mais tempo.

Publicidade

Na viatura veio o alívio, quando finalmente a criança conseguiu respirar de fato e teve sua vida salva. Confira nas imagens como foi o salvamento.

Os casos de engasgamento de crianças não são raros e podem provocar de fato a morte. Nos últimos meses têm ocorrido em Santa Catarina diversos salvamentos em que pais chegam com a criança desmaiada a um posto policial ou batalhão de bombeiros para que se faça a manobra de desobstrução. Em 11 de novembro, em Blumenau, uma ocorrência dessa natureza também resultou no salvamento de uma menina de pouco mais de dois anos.

Manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich adaptada para bebês é a mais indicada para promover a desobstrução das vias áreas. O procedimento está dentro do ról obrigatório em cursos de primeiros socorros a profissionais de educação a partir da Lei Lucas. Fora do ambiente escolar, porém, quando um acidente assim acontece, as pessoas buscam a ajuda das forças de segurança para o salvamento. Az cartilhaz abaixo (do CBM-Acre) explicam os termos gerais da manobra de acordo com a idade da pessoa engasgada.

Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

Publicidade