Pontes de Florianópolis continuam com problemas de manutenção

Contratos de serviço e fiscalização foram paralisados em novembro de 22

Trabalho de manutenção dos acessos rodoviários à ilha
Trabalho de manutenção dos acessos rodoviários à ilha não foi concluído - Foto: Divulgação/CSC

Mesmo com um investimento significativo de aproximadamente R$ 67,5 milhões nos últimos anos, as pontes de Florianópolis continuam enfrentando problemas de manutenção, o que coloca suas estruturas em risco.

Uma vistoria realizada no final do ano passado apontou que a situação das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo é ainda de necessidade de manutenção nos blocos de sustentação por causa da corrosão e queda das placas de concreto.

A situação atingiu um ápice de deterioramento em 2019, teve um início de recuperação (com 75% dos trabalhos executados, aproximadamente) mas perdurou nos últimos anos e não foi resolvida por completo.

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Dos oito contratos mais recentes destinados à manutenção das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo em Florianópolis, dois deles estão paralisados. Esses contratos se referem à execução dos serviços de recuperação (pela Jatobeton) e à fiscalização do trabalho (pela Nova Engevix), ambos paralisados em novembro de 2022, com apenas 10% da execução da recuperação de 8 blocos de eixos em cada uma das pontes.

Segundo o relatório da Nova Engevix, feito cerca de um mês após a paralisação dos serviços, o bloco de eixos de sustentação nº 4 da ponte Colombo Salles é o que apresenta a situação mais crítica, com os engenheiros que analisaram as pontes no local descrevendo um “total comprometimento” devido às “armaduras soltas na face inferior do bloco”.

Corrosão nos blocos de sustentação das pontes de Florianópolis
Corrosão nos blocos de sustentação das pontes de Florianópolis – Foto: Divulgação/CSC

Recentemente o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) propôs um acordo à Secretaria de Estado da Infraestrutura com objetivo de fixar prazo para a reforma estrutural das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles e restabelecer a segurança, além de buscas evitar furtos de fios elétricos nas três pontes ligam a Ilha de Santa Catarina ao continente.

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