orla da praia de guararema
Praia de Guararema fica no bairro Ponta de Baixo, em São José; medição é feita próxima ao trapiche - PMSJ/Divulgação/CSC

As análises de balneabilidade da água do mar mostram que a Praia de Guararema, no bairro Ponta de Baixo, em São José, está própria para banho. A medição é feita no canto esquerdo da praia, próximo ao trapiche.

De acordo com a última medição, feita pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente) em 14 de janeiro, no local há um nível de 134 Escherichia coli (ou coliformes fecais) por 100 mililitros. A condição própria para banho é alcançada quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores no mesmo local houver no máximo 800 E. coli por 100 mililitros.

Data E.Coli/100ml Condição
14/01/2020 134 Própria
07/01/2020 121 Imprópria
02/01/2020 19863 Imprópria

 

Publicidade

O local é o único onde o instituto faz análise de balneabilidade em São José. Próximo dali, porém, há uma situação bem diferente. Na foz do rio Imaruí, divisa de SJ com Palhoça, os cultivos de ostras e mexilhões foram interditados nessa semana justamente por excesso de coliformes fecais. A interdição afeta os produtores da Ponta de Baixo e da Barra do Aririú. A Secretaria de Pesca não informou qual foi o nível de bactérias E. Coli encontrada, apenas que estão acima do limite tolerável.

No relatório de balneabilidade dessa semana para todo o estado, há 73 pontos em Santa Catarina com locais impróprios para banho, referentes a 43 praias, e outros 158 locais próprios, um deles na baía da Beira-mar Norte, em Florianópolis – os outros dois medidos na beira-mar são impróprios.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here