Praticante de kite surf morre afogado na Praia da Daniela

Indicação é que surfista se desequilibrou e foi arrastado pela pipa

Praticante de kite surf morre afogado na Praia da Daniela
Praticante de kite surf morre afogado na Praia da Daniela após ser arrastado na água pela vela - Pixaby/Divulgação/CSC

Um homem que praticava kite surf na Praia da Daniela, norte da ilha de Florianópolis, acabou falecendo na tarde desse domingo (13/2).

De acordo com os Bombeiros Militares, que atenderam a ocorrência por volta de 17h, o homem, de 40 anos, caiu da prancha e acabou arrastado na água pela vela, quando teria engolido muita água. Outros praticantes de kite que estavam velejando no local perceberam o problema e foram de encontro ao homem para cortar a linha da pipa e retirá-lo da água.

Depois de muitos minutos de esforço os demais surfistas conseguiram tirar o homem da água, levando-o até a faixa de areia.

Publicidade

Quando o Corpo de Bombeiros Militar chegou ao local, as pessoas estavam em procedimento de reanimação, sendo dado prosseguimento com o suporte avançado.

Segundo relatos dos banhistas e velejadores que estavam na praia, o homem se desequilibrou da prancha, sendo carregado pela pipa em arrastamento pelo mar. Quando os demais praticantes do kite conseguiram levá-lo até a areia já havia a indicação de parada cardiorrespiratória. Foi estimado que, entre o início do afogamento e a retirada até a faixa de areia transcorreram aproximadamente 30 minutos. Foram realizadas as manobras de RCP, porém sem sucesso, sendo declarado o óbito.

Atualmente a região da Ponta da Daniela, próximo à foz do Rio Ratones, é local que tem grande número de surfistas com pipa, principalmente quando o vento é norte/nordeste.

sinalização de alerta e perigo na praia da daniela florianópolis - placa de risco de morte na faixa de areia
Ponta da Daniela é local atualmente de prática de kite surf pelas boas características, mas bombeiros salientam que há correntes fortes na região – CBM/Divulgação/CSC

O CBM afirma que a região da Daniela é sinalizada, considerando ser área não monitorada. Porém, apesar de aparentemente ser um local calmo, em algumas situações o Rio Ratones deságua próximo do Pontal e cria uma corrente forte que já ocasionou outros acidentes, afirma a corporação. O laudo do IML vai verificar se a causa da morte foi afogamento ou outra.

Publicidade
COMPARTILHAR