Prefeito de Florianópolis acerta aumento de equipes de saúde da família com o Ministério da Saúde

Prefeito de Florianópolis acerta aumento de equipes de saúde da família com o Ministério da Saúde
serão mais 42 equipes contratadas em 23, de acordo com a prefeitura - Foto: PMF/Divulgação/CSC

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, anunciou na terça-feira (27/6) um acordo com o Ministério da Saúde para aumentar o número de equipes de saúde da família na cidade. A meta é ultrapassar 200 equipes, o que significa uma equipe completa com médico, enfermeiro e agente de saúde para cada 2,8 mil habitantes. Serão contratadas 42 novas equipes ainda em 2023, com o apoio do Ministério da Saúde.

O compromisso foi firmado em reunião com o secretário nacional de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes. O secretário prevê visitar Florianópolis em 11 de julho para assinar o acordo de financiamento das novas equipes.

Segundo o prefeito, o fortalecimento da saúde básica traz benefícios claros, como a melhoria da qualidade de vida da população ao prevenir doenças e evitar complicações de saúde, além de trazer economia para os recursos públicos.

Publicidade

Além do aumento nas equipes, a cidade está construindo o primeiro hospital-dia municipal, localizado no antigo prédio do aeroporto. Segundo a administração municipal, esse novo complexo de saúde trará diversos serviços, incluindo um Centro de Atenção Psicossocial 24 horas e uma ótica pública que oferecerá armação e lentes de óculos gratuitamente.

Publicidade
COMPARTILHAR