Prefeitura de São José demole construção irregular em costão à beira-mar na Ponta de Baixo

Operários demolindo uma construção irregular em um costão à beira-mar.
Foto: PMSJ/Divulgação

A Prefeitura de São José demoliu na manhã desta quarta-feira (5) uma construção irregular de cerca de 35 metros quadrados em um costão à beira-mar, no bairro Ponta de Baixo. A ação começou após uma denúncia e uma vistoria da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp), que confirmou a irregularidade.

O secretário adjunto da Susp, Michael Pedro Rosanelli, informou que a operação contou com apoio da Secretaria de Infraestrutura e da Guarda Municipal. A primeira cuidou do transporte e da destinação correta dos entulhos. “Recebemos a denúncia e fomos fiscalizar. Assim que confirmamos a irregularidade, os fiscais da Susp demoliram o local”, destacou.

Ação faz parte do programa de reestruturação urbana

Como o imóvel estava vazio e localizado em uma área de preservação ambiental, a demolição se tornou necessária. Além disso, a ação faz parte do programa contínuo de reestruturação urbana da Prefeitura, que busca coibir ocupações e construções ilegais em toda a cidade.

Publicidade

De acordo com Rosanelli, esta foi a sétima operação de demolição em 2025, totalizando 50 até o momento. Em 2024, as equipes realizaram mais de mil fiscalizações. “Nosso trabalho diário vem mostrando resultados. Aos poucos, percebemos uma redução nas tentativas de novas ocupações”, explicou.

Fiscalização reduz novas ocupações irregulares

O secretário também alertou para os riscos das construções ilegais. Segundo ele, muitas delas são erguidas em encostas instáveis, com supressão de vegetação e corte de taludes. “Essas práticas colocam vidas em perigo e provocam sérios danos ambientais”, completou.

O vice-prefeito e secretário da Susp, Michel Schlemper, reforçou a orientação do prefeito Orvino Coelho de Ávila para manter a fiscalização rigorosa. Além disso, ele ressaltou o compromisso da administração em garantir o crescimento ordenado da cidade. “Seguiremos atuando com firmeza para impedir novas ocupações irregulares”, afirmou.

A Prefeitura orienta os moradores a verificar a legalidade de terrenos e obras diretamente com a Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos. Para dúvidas ou informações, o telefone de contato é (48) 3381-0020.

Publicidade