Prefeitura de São José oferta coleta de resíduos volumosos

    Lixo inclui móveis, eletrodomésticos e podas de jardim

    A partir deste mês, os moradores de São José interessados em descartar resíduos volumosos, como móveis inservíveis, eletrodomésticos e resíduos de poda de jardins, poderão agendar a coleta com a empresa Ambiental, responsável pela coleta de lixo e outros resíduos no Município. O custo deste serviço está incluso na Tarifa de Limpeza Urbana (TLU).

    O interessado terá três maneiras de agendamento da coleta de resíduos, que terão diferentes horários de funcionamento. O prazo para atendimento das solicitações de coleta é de até 10 dias úteis a partir da data de agendamento. Esse prazo pode sofrer alteração em razão de situações que cause grande demanda pelo serviço, como enchentes e alagamentos, por exemplo. Não serão realizadas coletas de resíduos volumosos que não tenham sido previamente agendadas.

    São classificados como resíduos volumosos os móveis inservíveis (sofá, colchão, móveis de madeira e em MDF, portas e janelas de madeira), eletrodomésticos (fogão, micro-ondas, refrigerador, freezer, máquina de lavar roupa ou louça, condicionador de ar, televisor, monitor, computador, liquidificador, secador de cabelo) e resíduos de poda de jardins (troncos de pequeno diâmetro cortados, galhos e folhas de árvores).

    Publicidade

    O volume dos resíduos não pode ultrapassar 1 m³ por domicílio. Não são considerados volumosos os resíduos provenientes da construção civil (restos de demolição, madeiras de construção, tijolos, cerâmicas, telhas de qualquer material, latas de tintas e solventes).

    Objetos que são grandes ou pesados, como camas, mesas, armários, guarda-roupas, estantes, devem ser devidamente desmontados. Troncos de pequeno diâmetro (até 15 cm) devem estar cortados em pedaços pequenos e os galhos e folhas devem estar amarrados ou ensacados. Todos os resíduos devem ser acomodados na calçada a partir do dia do agendamento, pois as equipes não podem entrar em propriedades privadas.

    Publicidade