Prefeitura de São José presta esclarecimentos à câmara sobre plano de vacinação

Estima-se que 50.164 pessoas serão imunizadas nos quatro grupos prioritários da vacina na cidade

Prefeitura de São José presta esclarecimentos à câmara sobre plano de vacinação - pessoas na reunião na câmara e apresentação em tela
Representantes das secretarias de Saúde, Educação e Finanças estiveram no legislativo para expor planos aos vereadores - CMSJ/Divulgação/CSC

Os vereadores da Câmara Municipal de São José receberam nesta segunda-feira (25/1) o prefeito Orvino Coelho de Ávila e as secretárias de educação e de saúde para falar sobre a volta às aulas e a vacinação contra a Covid-19. Neste último, estima-se que 50.164 pessoas serão imunizadas nos quatro grupos prioritários da vacina na cidade. São José já iniciou a vacinação em profissionais da saúde da linha de frente e idosos em instituições de longa permanência.

No encontro, a secretária de saúde, Sinara Simioni, ressaltou a importância de levar esclarecimentos ao legislativo. “Os vereadores são o elo com a sociedade e podem levar essas informações aos bairros. Vir à Câmara, em tempos de desinformação, é um canal correto, transparente”. Ao todo, o município recebeu 10.116 doses da Coronavac, do Butantan, e da AstraZeneca.

São José segue o plano nacional de vacinação, do Ministério da Saúde, que divide o processo em quatro etapas com grupos prioritários em cada uma. O munícipio iniciou a aplicação das primeiras doses em 19 de janeiro, com a imunização de profissionais da saúde e idosos em instituições de longa permanência. Além deles, idosos acima de 75 anos e indígenas também entram na primeira fase. Segundo o plano organizado pela secretária municipal de saúde, São José não tem grupos indígenas e a população estimada no primeiro grupo prioritário é de 15.733 pessoas. Até o momento, 10.116 doses foram destinadas ao município, que precisará aguardar um novo lote de vacinas para seguir a imunização.

Publicidade

Nas segunda etapa recebem a primeira dose cerca de 18.263 pessoas de 60 a 74 anos em São José. Em seguida, é a vez de cerca de 12.200 pessoas com morbidades como: obesidade grave, diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cérebrovasculares, anemia falciforme, câncer e indivíduos transplantados. Já na última etapa, a imunização será para população estimada de 3.968 professores, funcionários do sistema prisional e profissionais de segurança e salvamento. Não há previsão de quando a vacinação iniciará nesses grupos prioritários nem para as demais pessoas.

O município possui estoque de seringas e agulhas para as quatros etapas de vacinação já definidas. A secretaria municipal de saúde conta com rede de frios para armazenar as vacinas e insumos, 26 salas de vacinas equipadas e 56 vacinadores capacitados pela a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC). Além deles, cerca de 350 profissionais técnicos de enfermagem e 83 enfermeiros participarão da vacinação da população de São José. Fora as unidades básicas de saúde, a secretaria planeja realizar a aplicação da vacina também em pontos estratégicos na modalidade drive thru e em condomínios com população idosa.

Por Ana Ritti – redacao@correiosc.com.br
Publicidade