Prefeitura vai lançar edital de PPP para iluminação pública

Executivo palhocense pretende concluir instalação em toda a cidade em três anos

praça com parquinho infantil iluminada à noite
Foto: PMP/Divulgação

A Prefeitura de Palhoça vai lançar nesta sexta-feira (7/12) o edital de licitação para a concessão de iluminação pública no município, por meio de Parceria Público-Privada (PPP). As PPPs funcionam com contratos entre o setor público e a iniciativa privada que possibilitam a realização de serviços mais qualificados por empresas técnicas e com menor custo. A ação faz parte do programa “Palhoça + Eficiente”, lançado em 2017 com o objetivo de fomentar investimento privado em projetos públicos.

O prefeito Camilo Martins lembra que com os estudos realizados e analisados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), o edital de PPP contempla a modernização, otimização, expansão, operação e manutenção da rede de iluminação pública de Palhoça para os próximos 30 anos. “Quem ganha com contratos de gestão como esse é a população. Eles atraem mais investimentos para o município, melhoram e ampliam os serviços públicos prestados. Com o uso de tecnologias a administração municipal vai poder iluminar a cidade de forma sustentável, eficaz e econômica, além de monitorar o funcionamento das lâmpadas”, destaca.

A prefeitura estima que a nova iluminação pública da cidade esteja completamente implantada após três anos da assinatura do contrato com a empresa responsável. “A modernização do sistema pode reduzir em até 50% o consumo de energia”, explica o prefeito.

Publicidade

O programa “Palhoça + Eficiente” permite melhorias em serviços e obras como iluminação pública, transporte coletivo, gestão e funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento, cemitérios, saneamento básico, espaços públicos, transporte marítimo, zona verde, além de outras áreas.

Publicidade
COMPARTILHAR