Procon de São José, ANP e Inmetro inspecionam postos de combustíveis na cidade

Fiscais do Procon realizam teste de qualidade em bomba de combustível com equipamento de medição ao lado da área de etanol comum durante operação de inspeção em postos de combustíveis da cidade.
Foto: PMSJ/Divulgação

O Procon de São José iniciou, nesta segunda-feira (08/12), uma operação de fiscalização em 14 postos de combustíveis da cidade. A ação, realizada em parceria com a ANP e o Inmetro, busca garantir segurança e transparência ao consumidor. Além disso, reforça o controle sobre a qualidade e a quantidade dos produtos vendidos.

Os fiscais analisaram gasolina comum e aditivada, etanol, diesel S-10 e diesel S-500. Durante as visitas, técnicos testaram a qualidade dos combustíveis e conferiram o volume fornecido pelas bombas. Assim, o órgão assegura que o motorista receba exatamente o que paga.

Segundo o diretor executivo do Procon, Tetê Souza, o trabalho conjunto tem trazido resultados importantes. “As operações integradas têm se mostrado eficazes. Começamos a semana com uma grande ação em todos os postos de combustíveis da cidade, avaliando bombas, quantidade abastecida e documentação”, afirmou. De acordo com ele, a parceria com a ANP e o Inmetro reforça o compromisso de proteger o consumidor.

Publicidade

A equipe também verificou alvarás de funcionamento e buscou possíveis irregularidades em produtos oferecidos nos estabelecimentos, como itens vencidos ou bebidas sem procedência clara. Entretanto, Tetê afirma que, até agora, todos os postos fiscalizados atuam dentro das normas. “Não identificamos irregularidades. Caso apareçam, o posto será penalizado, e poderemos lacrar bombas ou até o estabelecimento”, destacou.

A operação segue até esta terça-feira (09/12). Com isso, todos os postos previstos devem ser vistoriados, garantindo mais segurança, transparência e confiança no serviço prestado à população.

Publicidade