Projeto Escola do (Im) Possível, desenvolvido na rede municipal de São José, é apresentado na COP26

Iniciativa reflete sobre impactos ambientais e busca de soluções para salvar o planeta

A intenção é que o projeto seja expandido para outras unidades escolares. Fotos: Bianka de Liz/Secom PMSJ/Divulgação

São José está presente na COP26, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontece até 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia, com a exibição do vídeo sobre o Projeto Escola do (Im) Possível. A participação josefense está sendo realizada na programação “The Conference of the Birds”, na Pipe Factory.

O Projeto

A experiência de educação ambiental imersiva, vivenciada pelos estudantes do 3º ano do Centro de Educação Municipal (CEM) Santa Terezinha, localizado no bairro Forquilhas, em São José, ganha destaque por refletir sobre os impactos ambientais.

No Projeto, os estudantes conhecem uma cientista que vive em 2071, que os convida a reescrever o futuro com ações sustentáveis. Os alunos retornam então a 2021 e tornam-se protagonistas na busca de soluções para o planeta, compartilhando os aprendizados com pais e responsáveis.

No Projeto, os estudantes conhecem uma cientista que vive em 2071, que os convida a reescrever o futuro com ações sustentáveis. Foto: Bianka de Liz/Secom PMSJ/Divulgação
Publicidade

O projeto – realização da Platô Cultural, financiado pela ITAC Climate Collective, em parceria com a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Educação – é piloto no Brasil. A intenção é que seja expandido a partir do próximo ano para outras unidades escolares.

“Estamos muito orgulhosos dessa participação nos eventos da COP26, servindo de inspiração para muitos outros projetos de educação ambiental no mundo. Iniciativas simples, como realizar compostagem e separar materiais recicláveis, podem ter grande impacto se adotadas por muitas pessoas. Temos trabalhado bastante sobre conscientização ambiental na rede municipal de ensino”, detalhou a secretária Municipal de Educação, Ana Cristina Hoffmann.

Publicidade