Projeto Hora do Conto comemora quatro anos

alunos e professoras fazem um trenzinho em área esterna com gramado da escola do meio ambiente
Comemoração da Hora do Conto foi na Escola Municipal do Meio Ambiente com apresentações, corte de bolo e, claro, contação de histórias - Foto: PMSJ/Divulgação

Para comemorar o aniversário de quatro anos do Projeto “Hora do Conto Itinerante” desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de São José, cerca de 170 crianças dos Centros de Educação Infantil (CEI) Júlia Francisca dos Santos, São Francisco de Assis e Nossa Senhora de Fátima, foram à Escola Municipal do Meio Ambiente, no último dia 18, assistir a apresentações de contação de histórias e parabenizar as professoras, finalizando com corte de bolo para os convidados.

O projeto leva histórias para os alunos das unidades de ensino do município em um carro repleto de livros, cenários e fantoches. “O objetivo dessa celebração é parabenizar todas as meninas e meninos que leem e ouvem histórias, todas as professoras e professores que incentivam esse projeto, que só funciona com a participação da comunidade escolar”, destacou a coordenadora do Setor de Educação Infantil, Márcia Cristina Figueredo Rizzaro.

Ao receber as crianças na Escola do Meio Ambiente, a diretora, Cinthya Persike, afirmou estar feliz pela unidade ter sido escolhida para a comemoração, já que o espaço é propício para o entretenimento, para instruir e educar. “A aproximação com a natureza no Parque Ambiental dos Sabiás, que é uma área de preservação com flora e fauna que inspiram o lúdico, contribui para que desde pequenos aprendam a importância de um lugar como esse”, assinalou a diretora.

Publicidade

Ao longo de quatro anos, o projeto Hora do Conto Itinerante encantou milhares de crianças da rede municipal de ensino. As histórias são encenadas pelas professoras, que conquistam os pequenos com a interpretação, incentivando a imaginação e o hábito da leitura. Nesse período, o projeto também já formou mais de 200 educadores como contadores história, sendo que, até dezembro, mais 47 professores serão incluídos a esse grupo.

Eles farão companhia a Ariana Isabela de Melo Ferreira, professora do CEI Vista Alegre. “No momento em que tive a oportunidade de fazer a oficina de contação de histórias me senti privilegiada, pois auxilia muito na minha atuação em sala de aula. Vejo que posso ir mais além do que a imaginação, me transformando a cada dia”, declarou apresentando a sua primeira personagem, Dona Abelhuda.

O projeto Hora do Conto Itinerante é desenvolvido pela equipe formada pela coordenadora Educacional Infantil, Márcia Rizzaro, pela idealizadora Vera Lúcia Sabino e por mais duas professoras da rede, Lígia Barreto e Patrícia dos Santos.

Publicidade