Sinal de alerta
O Avaí tinha a oportunidade de se manter no seleto grupo do G-4. O time até começou bem a partida, mas tudo desandou após o primeiro gol, sofrido aos seis minutos. Ali começava a noite trágica do Leão no interior mineiro. Assim como perdeu pontos para Paysandu e Volta Redonda, o Avaí voltou a tropeçar diante de mais um time da zona de rebaixamento. Jair Ventura montou uma zaga desorganizada e exposta, facilitando a vida do ataque do Athletic, que construiu uma sonora goleada. Contra o Vila Nova, neste sábado, na Ressacada, é hora de ligar o sinal de alerta e virar a página dessa vergonhosa derrota.
Baixar o ego
Conheço Filipe Luís desde a época em que jogava no Figueirense. Essa polêmica que uma parte da mídia esportiva brasileira insiste em criar não faz o menor sentido. É evidente que o bom atacante Pedro vem enfrentando problemas pessoais com a diretoria do clube — mas isso já é um problema dele. Como conheço muito bem o caráter do catarinense de Jaraguá do Sul, sei exatamente quem está com a razão nesta questão. Filipe está coberto de razão. Basta o jogador abaixar um pouquinho o ego. Foi assim também com Gabigol. Se você tiver um cesto cheio de laranjas e uma delas começar a apodrecer, é melhor tirá-la logo, senão o cesto inteiro irá apodrecer.
Disputarem a Copa do Brasil
A Copa Santa Catarina — um daqueles torneios “caça-níquel” — começará no dia 7 de setembro, com a final prevista para o dia 30 de outubro. A competição vale uma vaga na Copa do Brasil. Os 17 clubes participantes estão divididos em quatro grupos, sendo que o grupo C contará com cinco equipes. Os nossos representantes da capital, Avaí e Figueirense, estarão no grupo A. Os dezessete times disputarão duas vagas em seis jogos. É uma boa oportunidade para os clubes buscarem um lugar na grandiosa Copa do Brasil.
Carga tributária
Uma coisa é o valor do dólar; outra, bem diferente, é fazer contas com o nosso pobre real. A FIFA pagou uma boa quantia aos clubes que participaram da primeira Copa do Mundo de Clubes. Mas lá nos EUA, o governo fica com quarenta centavos de cada dólar. Ou seja, cada clube teve que pagar 40% ao fisco. Aqui no Brasil, a gente paga até 75% em impostos. E assim seguimos nossas vidas, sustentando uma carga tributária absurda para “atender às necessidades” dos nossos governantes.
Chances não faltaram
Contra o Náutico, o Figueirense chegou a dominar o jogo e até criou boas chances de gol, mas a bola insistiu em não entrar. O primeiro tempo foi de clara superioridade alvinegra. Dos males, o menor: o ponto conquistado no empate sem gols levou o Figueirense aos 14 pontos, subindo para a 12ª colocação na tabela. O que faltou para que o time do Estreito conquistasse a vitória diante de seus abnegados torcedores foi caprichar nas finalizações. Chances não faltaram.
Bem me quer… mal me quer
- A diretoria do Avaí jura de pés juntos que não há salários atrasados. Mas, diante de adversários bem inferiores, o que se vê é um time sem vontade de vencer. Foi exatamente o que aconteceu na fatídica noite em São João del-Rei.
- O técnico Pintado fez uma bela “pintura” contra o Brusque, fora de casa. Mas, no Scarpelli, seus comandados não repetiram o desempenho e deixaram escapar mais três pontos importantes diante do Náutico.
- O Figueirense enfrentou um grande clube do futebol pernambucano. Os mais de 8.800 torcedores que estiveram no Scarpelli viram o time atacar, criar chances e, infelizmente, sair frustrado pelo resultado.
- Já venho dizendo há algum tempo que o departamento de base do Avaí vem fazendo um bom trabalho. Prova disso é o zagueiro Lipe, que está indo para Portugal, onde defenderá uma nova camisa.

Cartão rosa / Cartão vermelho
Cartão rosa para todo o timaço do CAEP, da Enseada do Brito, que conseguiu realizar a 275ª Festa do Divino. Uma grande celebração repleta de tradições, fé, bons shows, muita alegria e, acima de tudo, a preservação da nossa cultura açoriana.
Cartão vermelho para a atual diretoria do Avaí, que, por conta da situação financeira do clube, deixou uma instituição tão importante exposta a mais um episódio de atraso salarial. Esse é um problema já conhecido, e ninguém poderá cobrar rendimento dos jogadores enquanto eles estiverem preocupados se irão receber no fim do mês.
Pensamento do Bambi
A felicidade, para aquela tchurma de Brasília, é uma bacia cheia de jabuticabas. O resto que se exploda.