Quantidade de crimes em SC aumenta no primeiro semestre

    Dados recentemente divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina mostram que, de 8 indicadores criminais, 6 cresceram no primeiro semestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado. Na segmentação de mortes violentas, 5 dos 6 indicadores tiveram alta.

    Segundo o boletim de junho, SC teve 305 homicídios nos 6 primeiros meses desse ano, 17 a mais que em 2022. Desses, 30 foram feminicídios. A cidade com maior registro de homicídios é Joinville, com 32 casos. Criciúma e Itapema também apresentam alta.

    Por outro lado, na região da capital há uma tendência de redução de assassinatos: Florianópolis e São José têm 9 homicídios cada, contra 20 e 18 no 1º semestre de 22, respectivamente.

    Publicidade

    Há também mais mortes por policiais em SC. Enquanto no ano passado foram 20 casos do tipo até 30 de junho por policiais militares, nesse ano o número já é quase o dobro, com 39 mortes. Em relação à Polícia Civil o quesito chega a 4 mortes, contra nenhuma no período anterior.

    Ainda nos indicadores de mortes violentas, apenas latrocínios tiveram redução (10 para 3) e lesões corporais seguidas de morte aumentaram.

    Roubos e furtos

    Fora os homicídios, o índice geral de roubos diminuiu, enquanto o de furtos aumentos. Em 2022 foram 4,3 mil roubos  em SC, contra 3,5 mil nesse ano, para o primeiro semestre. Os furtos foram de 54,8 mil para 55,9 mil agora.

    Os dados foram publicados pela primeira vez pela SSP somente na metade do ano; até então as publicações estavam suspensas.

    Publicidade
    COMPARTILHAR