foto na pista da hercílio luz mostrando chão gradeado e centralmente na foto uma das torres
Prefeitura de Florianópolis, responsável por determinar o uso da via, deve deslocar 16 linhas de ônibus para a Ponte Hercílio Luz após semana reabertura - Lucas Cervenka/CSC

A prefeitura de Florianópolis confirmou que a Ponte Hercílio Luz terá uso para ônibus do transporte coletivo a partir da segunda semana de janeiro. A estrutura será reinaugurada em 30 de dezembro próximo e deve ficar aberta nas duas primeiras semanas apenas para pedestres e ciclistas.

O governo do estado está preparando uma semana de atrações interativas no programa chamado Viva a Ponte. Porém, quem define o uso da via é o município, de acordo com o código de trânsito brasileiro. Nesta sexta-feira (22/11) uma reunião entre o governo do estado e a prefeitura da capital deve definir os detalhes de como será o uso da “Velha Senhora”, agora revitalizada.

A prefeitura vem trabalhando nos últimos meses para melhorar os acessos das cabeceiras da Ponte Hercílio Luz para passagem dos ônibus. A previsão é deslocar inicialmente 16 linhas da capital das outras pontes. Nos cálculos da secretaria de mobilidade, essas 16 linhas correspondem a 30.000 pessoas que passam diariamente pela Pedro Ivo Campos e Colombo Machado Salles, cerca de 20% das pessoas que todos os dias fazem o cruzamento ilha-continente.

Publicidade

Engenheiros criticam

Engenheiros que trabalham na reforma da Ponte Hercílio Luz não acreditam que a estrutura deve ser utilizada somente para ônibus. De acordo com alguns técnicos, cerca de 25% a 30% dos carros que passam nas pontes para a ilha vêm do Estreito e esses poderiam ser desviados para a Hercílio Luz quando for reaberta. Na avaliação de alguns desses engenheiros, se a Velha Senhora ficar só para o tráfego de ônibus será uma obra subutilizada.

Publicidade
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here