Santa Catarina é o estado que mais acolheu imigrantes venezuelanos

    Aproximadamente 17 mil venezuelanos chegaram ao estado

    Santa Catarina é o estado que mais acolheu imigrantes venezuelanos
    Em todo o país, o número ultrapassa 87 mil pessoas interiorizadas na Operação Acolhida - Foto: Matheus Bacelar/MC/Divulgação/CSC

    Santa Catarina tem o maior número de imigrantes da Venezuela recebidos pelo Brasil na Operação Acolhida. Até essa terça-feira (22), 16.985 venezuelanos foram interiorizados para o estado.

    O trabalho, iniciado em 2018, é uma força-tarefa que permite a realocação desses imigrantes, que chegam ao Brasil por Roraima, para outras unidades da Federação. Com a atuação do programa, o Brasil já atingiu a marca de 87.582 venezuelanos interiorizados.

    A região Sul lidera na recepção e acolhimento dos imigrantes. Depois de Santa Catarina, está o Paraná, que recebeu 15.261 imigrantes, e o Rio Grande do Sul, com 13.324 venezuelanos interiorizados. Os dados são do Ministério da Cidadania.

    Publicidade

    Conforme a pasta, a interiorização promove uma migração ordenada e segura, mitigando os riscos de violação direitos na rota migratória, como exploração e abusos. Permitindo, assim, o acesso às oportunidades nos municípios de destino, mediante a inserção em redes de acolhimento, o acesso a serviços públicos e a introdução ao mercado de trabalho.

    Esse deslocamento amplia as possibilidades de integração social, econômica e cultural e permite reduzir a pressão sobre os serviços públicos no extremo norte do Brasil, a principal porta de entrada do fluxo migratório resultante da crise humanitária na Venezuela.

    Publicidade
    COMPARTILHAR