Santa Catarina estabelece ordem de prioridade na vacinação de grávidas e pessoas com comorbidades

    Em nova deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Santa Catarina, após reunião nesse domingo (2/5), foram estabelecidos os grupos prioritários da vacina contra a Covid-19 entre as grávidas e pessoas com comorbidades. Ainda não há data para início da vacinação desses grupos, que ocorre após a imunização dos idosos.

    Na primeira etapa, a vacinação será para maiores de 18 anos com: síndrome de Down; doença renal crônica em diálise; com transplante de órgão ou medula óssea; gestantes e puérperas com comorbidades; com deficiência permanente que recebem o benefício de prestação continuada; e com comorbidades e deficiência na faixa etária de 55 a 59 anos.

    Na segunda etapa, a imunização inicia para as pessoas com condições de saúde de 45 a 49 anos, diminuindo quatro anos até chegar na faixa dos 18 anos. Nesta fase, entram os grupos com: diabetes mellitus; pneumonia crônica grave; hipertensão arterial (resistente/estágio 3/estágio 1 e 2 com lesão no órgão); insuficiência cardíaca; hipertensão pulmonar e cor pulmonale; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas crônicas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; aneurismas, dissecções, hematomas da aorta e demais grandes vasos; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; e doença cerebrovascular.

    Publicidade

    Em fevereiro, o governo divulgou o plano de vacinação em que a meta é vacinar cerca de 2,8 milhões de pessoas dos grupos prioritários em 2021, entre eles as pessoas com comorbidades, profissionais da saúde, idosos, etc. No fim de abril, as grávidas e puérperas foram incluídas na prioridade da vacina contra a covid pelo Ministério da Saúde.

    Nesta segunda, o estado recebe mais um lote de vacinas, com 250 mil doses.

    Por Ana Ritti – redacao@correiosc.com.br

    Publicidade