Santa Catarina fará semana de mobilização contra o Aedes aegypti

    O ano de 2020 foi marcado pelo registro do maior número de casos confirmados de dengue em Santa Catarina. Até o momento, SC tem confirmados mais de 11 mil casos de dengue. Para alertar a população e para incentivar a eliminação dos criadouros do Aedes aegypti, o estado se prepara para uma semana de mobilização contra o mosquito, entre 30 de novembro e 5 de dezembro.

    De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), na sexta-feira (13/11), o estado tem 103 municípios infestados pelo mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya, dos quais 11 estão em situação de epidemia.

    O Aedes aegypti tem como criadouros os mais variados recipientes que possam acumular água parada. Os mais comuns são pneus sem uso, latas, garrafas, pratos dos vasos de plantas, caixas d’água descobertas, calhas, piscinas e vasos sanitários sem uso. A fêmea do mosquito pode, também, depositar seus ovos nas paredes internas de bebedouros de animais e em ralos desativados, lajes e em plantas como bromélias.

    Publicidade