Santa Catarina registra forte queda em mortes violentas, roubos e furtos em outubro

    Luzes vermelhas e amarelas de uma viatura policial acesas em destaque, com o trânsito desfocado ao fundo, para representar a ação das forças de segurança no enfrentamento às mortes violentas e na redução da criminalidade em Santa Catarina.
    Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo /SECOM/Divulgação

    Santa Catarina fechou outubro com redução consistente nos principais indicadores de violência. Os dados mostram queda simultânea em mortes violentas, homicídios, feminicídios e latrocínios.

    O índice de mortes violentas caiu 21,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram 60 casos em 2024 e 47 em 2025. Com isso, o estado registrou o segundo menor resultado para o período desde 2008, quando começou a série histórica. Além disso, os homicídios recuaram 15,4%. Os feminicídios diminuíram 20%. Já os latrocínios tiveram redução de 50%.

    O governador Jorginho Mello afirma que o Estado trabalha em parceria com outras unidades da federação para fortalecer a legislação de combate às organizações criminosas. Segundo ele, Santa Catarina investe em armamento, inteligência, qualificação e tecnologia. Assim, as forças de segurança atuam de forma integrada e garantem mais proteção para a população.

    Publicidade

    Os crimes contra o patrimônio também registraram queda. O número de roubos caiu 27,4% em outubro, passando de 497 para 361 casos. Além disso, os furtos diminuíram 18,4%, somando 1.688 ocorrências a menos do que no ano passado.

    O furto de veículos apresentou retração de 17%. Foram 473 registros, contra 570 no ano anterior. Já o roubo de veículos caiu 38,5%, com 30 ocorrências a menos. Assim, o Estado manteve o ritmo de redução observado ao longo de 2025.

    Ações integradas reforçam combate ao crime

    O secretário de Segurança Pública, coronel Flávio Graff, destaca que o cenário, embora positivo, exige atenção constante. Por isso, os estados integrantes do SulMaSSP — Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul, ampliaram os sistemas de cooperação interestadual. Segundo o secretário, as novas soluções aumentam a precisão investigativa e aceleram a resposta operacional.

    Entre as ações, está a expansão do sistema de leitura automática de placas, o LPR, que permitirá o compartilhamento em tempo real de informações sobre veículos furtados ou roubados. Além disso, os cinco estados firmaram compromisso para criar um novo sistema de inteligência, que integrará dados de ocorrências policiais.

    Os dados de outubro de 2025 foram divulgados pela Gerência de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública.

    Publicidade