“Santa Catarina retorna aos trilhos”, diz Moisés, de volta ao cargo de governador

Depois da segunda tentativa de impeachment, governador diz que estado "não tem mais tempo a perder"

carlos moisés falando ao microfone após retorno ao governo de santa catarina
“Hoje é um dia histórico para Santa Catarina, um dia em que o erro foi reparado. Um dia em que a verdade foi restabelecida pela segunda vez", disse o governador - Secom SC/Divulgação/CSC

Carlos Moisés (PSL), agora livre do impeachment, tem mais 603 dias, contando desta sexta-feira (7/5), à frente do poder executivo de Santa Catarina. Superado os dois processos de impedimento, o governador disse no Twitter, logo após o resultado no tribunal especial pela absolvição, que não tem ressentimentos, mas também afirmou, na coletiva de imprensa na Casa D’Agronômica, no final da tarde, que foi um tempo perdido e que “as instituições do estado não podem ser usadas para se fazer política”.

Primeiramente leu uma carta à população, para narrar que se manterá firme no governo como era na época de bombeiro, salvando vidas. “Quero fazer minha terceira promessa: não sucumbirei. Continuarei enfrentando as adversidades, com o mesmo rigor moral que trouxe até aqui de mais de 71% dos catarinenses”, disse.

Moisés também afirmou que a decisão do tribunal restabeleceu a verdade e reparou um erro, já que não havia justa causa legal e que agora o momento é de recuperar o tempo perdido e retomar os trilhos do desenvolvimento.

Publicidade

Correio: Como o senhor vê o relacionamento com o governo federal e qual vai ser o pedido mais imediato que faça diferença na vida das pessoas?

Carlos Moisés: Nós já temos um excelente relacionamento com as pastas do governo federal, especialmente agora, obviamente, que nós precisamos retomar a gestão da saúde, recompor as nossas equipes, e dar andamento aos projetos que já estavam caminhando. Porque a saúde não é só Covid. Nós temos cirurgias eletivas, temos que retomar as atividades do estado, vacinação pra H1N1, nós temos aí um desafio pra enfrentar. Então nesse relacionamento vamos trabalhar especialmente com a saúde pública. Mas com as outras áreas de desenvolvimento vai muito bem. As demandas já estão postas ao governo federal e vamos buscar a realização.

Secretários retornam

O governador também anunciou o retorno dos antigos secretários de Governo e desfez as mudanças realizadas pelo governo interino. Paulo Eli volta ao comando da Fazenda; André Motta Ribeiro será novamente o chefe da Saúde; Thiago Vieira retoma o comando da Infraestrutura; Luciano Bulligon será o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável; Eron Giordani comanda a Casa Civil; Alisson de Bom de Souza volta para o cargo de procurador-geral do Estado; Jorge Tasca retorna à Secretaria da Administração; Mané Ferrari volta à Santur; Lucas Esmeraldino assume a Secretaria de Articulação Nacional. A novidade é João Cavallazzi na Secretaria da Comunicação.

secretariado de moisés volta ao cargo - todos posam mpara a a foto de máscara
Secretários voltam aos cargos; novidade é João Cavalazzi na secretaria de Comunicação – Lucas Cervenka/CSC

Ao responder as perguntas dos jornalistas, o governador também afirmou que analisará todos os atos realizados durante o seu período de afastamento, de modo a verificar a viabilidade dos projetos. Além disso, ele também confirmou que todas as ações paralisadas nas últimas semanas serão retomadas.

“Santa Catarina não tem tempo a perder”, finalizou o governador. Ele já foi imediatamente reconduzido ao cargo, colocando Daniela Reinehr de volta na vice-governança.

Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

Publicidade