A Prefeitura de São José iniciou, nesta segunda-feira (18/08), a instalação de pedras dinamitadas na marginal da BR-282, no limite com Florianópolis. A ação busca afastar ocupações irregulares e impedir a queima de fios por pessoas em situação de rua. Além disso, a prefeitura quer melhorar a segurança da região.
As equipes começaram o trabalho com a preparação do terreno. Em seguida, avançaram com a colocação de taludes de pedras pontiagudas. Com isso, o local se torna impróprio para permanência ou circulação indevida.
Ao mesmo tempo, técnicos marcaram o espaço para a instalação de nove novos postes de iluminação. Eles vão utilizar luminárias LED, cabos de alumínio e fiação aérea. Dessa forma, a prefeitura reduz os riscos de furto e aumenta a eficiência da iluminação.
O secretário adjunto de Urbanismo e Serviços Públicos, Michael Rosanelli, afirmou que a obra vai usar mais de 40 caçambas de pedras. Além disso, ele solicitou apoio do Dnit e da Polícia Rodoviária Federal para reforçar a fiscalização.
Segundo ele, a prefeitura também pediu a instalação de guard rails. A medida pretende impedir que pessoas levem carrinhos de supermercado até terrenos vazios nas proximidades.
Prefeitura amplia ações em outros bairros
Enquanto isso, outras frentes seguem ativas na cidade. A revitalização começou no último dia 13 e envolve pontos estratégicos.
No acesso ao bairro Campinas, pela Rua Presidente Nereu Ramos, a prefeitura vai instalar nove postes com LED. Na sequência, a Praça de Campinas, na esquina da Avenida Josué di Bernardi com a Rua Irmãos Vieira, vai receber 19 novos postes de iluminação.
Além das luzes, a prefeitura vai fechar o acesso às margens do Rio Araújo, próximo ao elevado da Casan. No local, as equipes vão usar enrocamento com pedras. Assim, o município evita que o espaço seja usado para moradia irregular ou consumo de drogas.
A Secretaria de Infraestrutura estima que a iluminação esteja finalizada em até 30 dias. Até lá, outras ações seguem em paralelo.
Por exemplo, na ponte sobre o Rio Maruim, na divisa com Palhoça, as equipes realizam limpeza e colocam pedras para evitar novas ocupações irregulares.