São José vai implantar faixa exclusiva para ônibus na Presidente Kennedy

Medida entra em fase de testes após conclusão da macrodrenagem e busca dar mais agilidade ao transporte coletivo.

Avenida Presidente Kennedy, com carros e ônibus circulando, mostrando como será a faixa exclusiva para ônibus
Foto: PMSJ/Divulgação

A Prefeitura de São José vai testar uma faixa exclusiva para ônibus e vans do transporte escolar na Avenida Presidente Kennedy. A mudança ocorrerá após a liberação total da terceira faixa da via, localizada à direita, atualmente em fase final de obras.

A medida funcionará de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h. O horário concentra o maior fluxo de ônibus que circulam pela avenida. Inicialmente, a prefeitura adotará a mudança em caráter experimental.

Segundo o município, equipes da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito acompanharão os resultados durante o período de testes. Com base nos dados coletados, a administração municipal avaliará os impactos da medida na mobilidade urbana e decidirá sobre uma possível implantação permanente.

Faixa exclusiva para ônibus entra em operação após conclusão da obra

Publicidade

A Prefeitura de São José concluiu a obra de macrodrenagem da Avenida Presidente Kennedy na última sexta-feira (5). No entanto, as equipes ainda executam os serviços finais de pavimentação e recuperação da pista.

A expectativa da administração municipal é liberar completamente a via nas próximas semanas. Somente após essa etapa a faixa exclusiva começará a operar.

De acordo com a secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José, Andréa Luiza Grando, a proposta busca melhorar a circulação do transporte coletivo nos horários de maior demanda.

“Para quem está acompanhando a obra da Presidente Kennedy, sabe que ainda serão necessários alguns dias para que ela esteja completamente liberada. Mas já temos uma novidade. Quando a terceira faixa, a mais à direita, for liberada, ela passará a ser exclusiva para o transporte coletivo e para o transporte escolar, de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h. É justamente nesse período que se concentra o maior número de ônibus circulando pela avenida. Durante essa fase experimental, vamos coletar dados e comparar os resultados antes e depois da implantação para avaliar se a medida poderá se tornar permanente”, afirmou a secretária.

Monitoramento vai orientar decisão definitiva

Durante a fase experimental, técnicos da prefeitura irão monitorar o desempenho da nova faixa exclusiva. Entre os aspectos analisados estarão a fluidez do trânsito e o impacto na circulação dos ônibus.

Após a análise dos dados, o município decidirá se manterá a medida de forma permanente na Avenida Presidente Kennedy.

Publicidade