imagem externa do prédio espelhado com uma faixa à frente escrita centro de inovação da acate
O Centro de Inovação ACATE São José será instalado na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Campinas, ao lado da concessionária Ford Dimas, principal investidora do projeto - Foto: Secom/PMSJ/Divulgação

A cidade de São José se prepara para entrar na rota nacional do mercado de inovação e tecnologia a partir do primeiro semestre de 2019, com a inauguração do novo centro de inovação da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), uma das maiores fomentadoras de inovação do Brasil. A iniciativa faz parte da gestão estratégica da prefeita Adeliana Dal Pont que, junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, busca voltar os esforços para desenvolvimento do ecossistema de inovação local.

Um dos destaques dentro do centro de inovação será a instalação do projeto Link Lab, da Acate. Este é um laboratório de inovação aberto que conecta grandes empresas tradicionais com startups inovadoras em um mesmo ambiente, e permite a troca de experiências, realização de negócios e desenvolvimento conjunto. Das grandes empresas patrocinadoras do Link Lab, oito já estão confirmadas no centro de inovação, como a Intuitiva Digital; Koerich; Havan; Intelbras; Dimas; Unimed; Ostec, e IoCast.

“Nos próximos meses enquanto as obras de instalação do centro de inovação acontecem, será o momento de abrir inscrições para startups interessadas em participar do projeto”, explica o secretário de Desenvolvimento, Waldemar Bornhausen Neto.

Publicidade

Responsável por administrar o espaço, a Acate vai contar com salas para locação, ambientes para palestras e coworking, freelancers e startups trabalharem em um ambiente inspirador, movimentando também o entorno do centro de inovação.

Ecossistema de inovação

O vice-presidente de Mercado da Acate, Silvio Kotujansky, conta que desde 2015 a associação montou o primeiro centro de inovação do estado, localizado em Florianópolis, no espaço Primavera. “A importância dos centros e habitats, que são componentes importantes para promover a inovação, sendo construídos em locais estratégicos da cidade, são importantes para a criação deste centro de inovação em São José, pois nosso objetivo é desenvolver o ecossistema de Santa Catarina, apoiando os empreendedores, criando oportunidades e gerando economia. E cada região tem suas vocações, assim estaremos trabalhando com a cidade para acelerar a economia dessas vocações”, pontua Silvio.

O Centro de Inovação ACATE São José será instalado na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Campinas, ao lado da concessionária Ford Dimas, principal investidora do projeto.

“Estamos focados em trazer novas ideias e tecnologia para o nosso mercado nos últimos anos, e quando a prefeitura abriu a oportunidade da criação do centro de inovação, o grupo Dimas aceitou fazer parte deste projeto, pois a interação com outras empresas e o cenário de inovação permitem trocas de experiências, que são boas para o grupo, e também para ingressar no ecossistema local”, conta o gerente de Marketing do grupo Dimas, Edson Santana.

As primeiras ações para o desenvolvimento do espaço no município vieram em 2017, com os eventos realizados pela Prefeitura de São José, como meetups, cursos, palestras, startup weekend, hackathons, entre outros com o intuito de conhecer os players locais de inovação e tecnologia, e criar redes de colaboração e desenvolvimento de políticas públicas de inovação na cidade.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here