Semana do livro em Florianópolis

De 12 a 18 de abril, evento traz ciclo de cinema e contação de histórias com autores portugueses em vários bairros da Capital

Meninas sentadas no chão com livros no colo
A nona edição da Semana Municipal do Livro Infantil promete agitar Florianópolis trazendo várias novidades. Além de contações de histórias, lançamentos de livros e apresentações teatrais, o evento, realizado de 12 a 18 de abril, contará com um ciclo de cinema infantil, fórum de bibliotecas escolares, participação de autores vindos de Portugal e oficina de cartonagem.

A Semana foi instituída em 2010, pela lei municipal 8.125, para acontecer no período que envolve o dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro e do nascimento do escritor Monteiro Lobato. A realização é da Prefeitura da Capital, por intermédio da Secretaria de Educação, com apoio de diversas instituições públicas e privadas.

O secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, destaca que a semana é uma ação coletiva de estímulo à leitura, de valorização do livro como um meio prazeroso de formação. “Este ano temos novidades, com o objetivo de fortalecer ainda mais o evento”, complementa.

Para Waleska De Franceschi, coordenadora geral, a Semana visa fortalecer a construção de um público cada vez maior de leitores. “Com mais gente lendo, teremos mais gente cidadã, culta e de espírito crítico”, sublinha.

Publicidade

A abertura ocorre na quinta, dia 12, em dois locais. De manhã, às 9h30, a cerimônia acontece no Núcleo de Educação Infantil (NEI) Gentil Mathias da Silva, nos Ingleses. Já no período da tarde, o evento tem início na Escola Básica Municipal José Amaro Cordeiro, no Morro das Pedras, às 14h30. Ambos os eventos contam com contações de histórias para a criançada.

Dentre as atrações, no dia 16, segunda-feira, será realizada uma oficina de cartonagem, que é a confecção de produtos de cartão ou papelão, com a criação de capas de livros, na Biblioteca Barreiros Filho, no Estreito. Ocorrerá em dois horários: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30.

Ainda na segunda, às 8h30, no auditório do Centro de Educação Continuada da SME, ocorrerá uma roda de conversa sobre literatura e artes com a participação do autor português Valter Peres.

Na quarta-feira, dia 18, das 14h às 17h30, no auditório da Faculdade de Educação (FAED), na Universidade do Estado de Santa Catarina, será realizado o ciclo de cinema “Infância em tela”. Serão exibidos os filmes “Só dez por cento é mentira”, sobre a vida e obra de Manoel de Barros, com direção de Pedro Cesar, e “Meu amigo Nietzsche”, dirigido por Fáuston da Silva. Após a mostra, ocorrerá um debate com Fernanda Gonçalves, mestre em Educação pela UFSC e integrante do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (Literalise).

Também na quarta, das 8h às 12h e das 13h às 17h30, no auditório do CEC, ocorrerá o IX Fórum de Bibliotecas Escolares. As inscrições para o evento acontecem no site da Associação Catarinense de Bibliotecários.
Várias contações de histórias com autores portugueses serão realizadas durante a Semana Municipal do Livro Infantil, no Largo da Alfândega. No dia 17, terça-feira, às 9h, e no dia 18, às 14h30 e às 17h30, Valter Peres ficará encarregado de estimular a imaginação do público.

Ainda no dia 17, às 14h, será realizado o lançamento do livro “Tomaz com Z – a história de uma vida feliz”, da autora Teresa Viveiro. No dia 19, quinta-feira, às 14h30 e às 15h30, a autora volta ao Largo da Alfândega para uma contação de histórias.

Histórias, teatro e muita diversão

Imaginação e criatividade não vão faltar com as contações de histórias. No dia 13, às 9h e às 14h, ela acontece na Biblioteca Central da SME, no CEC. No mesmo dia, na Biblioteca Barreiros Filho, das 14h30 às 16h, ocorre o projeto Piquenique Literário, com histórias, lanchinhos e muitas brincadeiras.

No domingo, dia 15, das 11h30 às 12h30, será realizada uma apresentação teatral com o grupo Circus Fever, na sala de cinema do Shopping Iguatemi. Outro espetáculo acontecerá no dia 17, no auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina. “Histórias que saem da mala: João esperto leva o presente certo”, de Valdir Dutra, será apresentado às 15h.

No SESC da Prainha, às 9h30 e às 16h30 da quarta-feira, dia 18, será realizada a “Folia dos livros”, um troca-troca de obras entre os presentes no local. No mesmo dia, às 14h, na Biblioteca Barreiros Filho, acontecerá o Sarau Catarina: um dia com Lobato, que conta a história do escritor.

A programação completa está no site da prefeitura.
Publicidade
COMPARTILHAR